Governador Omar Aziz dá posse aos novos secretários

admin

O governador Omar Aziz dará posse aos novos secretários de Estado de Fazenda, Afonso Lobo, e de Governo, Rebecca Garcia, nesta segunda-feira, dia 10 de dezembro, às 16h, na sede do Governo do Amazonas (avenida Brasil, nº 3925, Compensa, zona oeste).

As posses integram o processo de mudanças no Governo, anunciado no último dia 6 pelo govenador. Lobo assume em substituição a Isper Abrahim, que deixa o cargo após nove anos à frente do órgão. Rebecca já se licenciou da Câmara dos Deputados e entra em substituição ao secretário de Governo, George Tasso, que irá assumir a Unidade Gestora do projeto da Cidade Universitária (UG Cidade Universitária).

Afonso Lobo é servidor de carreira da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-AM), onde ingressou através de concurso público, há 23 anos, no cargo de Auditor Fiscal de Tributos Estaduais. Toda a sua vida profissional foi dedicada ao fisco já tendo sido servidor do fisco Municipal e Federal. O novo secretário é amazonense de Humaitá e formado em Economia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Lobo é reconhecidamente um dos mais competentes técnicos da Sefaz-AM, tendo participado de todos os momentos relevantes da vida da instituição nos últimos 20 anos. Foi ele que conduziu o processo de revisão e reformulação da Lei de Incentivos Fiscais do Estado, quando exercia o cargo de secretário executivo da Receita. Nessa condição representou o Estado no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e participou ativamente da elaboração dos estudos e na formulação de propostas defendidas pelo Estado nas diversas iniciativas de Reforma Tributária.

O novo secretário acumula longa experiência dentro do órgão já tendo ocupado as funções de presidente do Conselho de Recursos Fiscais, coordenador de Administração Tributária, secretário executivo da Receita e assessor do Secretário de Fazenda. A capacidade de diálogo, de articulação e a competência são qualidades reconhecidas pelos servidores da Sefaz-AM como atributos de Lobo.

Também amazonense, Rebecca Garcia, é economista graduada na Universidade de Boston, nos Estados Unidos, tendo atuado profissionalmente na área de finanças da Merrill Lynch, em Boston, e no Banco Pactual, Rio de Janeiro. Na área de comunicação, atuou na direção do jornal “Estado do Amazonas” e na diretoria de programação da TV Rio Negro.

Em 2007, Rebecca foi eleita deputada federal pelo Amazonas, tendo atuação marcante em defesa dos direitos de mulheres, criança, jovens e idosos, saúde, direitos humanos, meio ambiente e do setor cultural, onde integra a Frente Parlamentar da Cultura, como tesoureira.

Em 2012, na Câmara dos Deputados, foi vice-líder do Governo Federal, vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Ciclovias, vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma de Jornalismo, membro da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, membro da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Violência contra a Mulher, coordenadora do Norte da Frente Parlamentar em Defesa das Micro e Pequenas Empresas, membro da Comissão de Desenvolvimento Urbano, membro da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura, membro da Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia e membro da Frente Parlamentar em Apoio ao Idoso.

Leave a comment