Governo do Amazonas inaugura base da ESFRON para combate ao crime em Tabatinga

admin

O Governo do Estado inaugurou nesta quarta-feira (12 de dezembro) a base da ESFRON em Tabatinga Amazonas que compõem o projeto Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) em Tabatinga . As ações visam combater os crimes típicos das regiões de fronteira.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM), coronel PM, Paulo Roberto Vital, que coordena as inaugurações, as bases do Esfron estão sendo equipadas e preparadas para a redução da criminalidade nas fronteiras, com efetivo de policiais civis e militares, mergulhadores do Corpo de Bombeiros, peritos da Polícia Civil e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e agentes da Secretaria de Inteligência (Seai).

Ele ressalta que o Governo do Estado, por meio de convênios com órgãos federais, trabalha para deixar nos municípios de fronteira um legado importante de condições reais para o combate aos crimes típicos dessas regiões. “As bases terão um centro de comando das operações, núcleos de perícia e escritórios de inteligência. Nós, enquanto Sistema de Segurança, buscamos um fortalecimento dos programas sociais e preventivos e incentivamos as autoridades do município para que trabalhem em conjunto em prol da segurança, por intermédio de um gabinete de gestão”, disse o coronel Vital.

A partir da completa instalação das bases de Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira, que hoje já estão equipadas com viaturas, armas e equipamentos adquiridos em convênio com o a Senasp/MJ, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) vai reforçar o contingente das polícias Civil e Militar. A partir de 2013, um novo convênio, na casa dos R$ 13 milhões, vai ser liberado para a continuidade do Esfron. O município de Boca do Acre, no sul do Amazonas, deve ser o próximo município contemplado com uma base do plano de fronteira.

Segundo o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Paulo Roberto Vital, a meta dos governos Federal e do Estado é coibir e reprimir a criminalidade nas áreas fronteiriças de Norte a Sul do país, envolvendo cerca de 590 municípios, de acordo com as peculiaridades de cada região.

Vejam as Fotos do eventos:

Leave a comment