Política

Governo do Amazonas lança pôster de Manaus na Copa de 2014

A biodiversidade Amazônica expressa através de duas exuberantes araras vermelhas em um estádio de futebol, representando a afetuosidade e o amor pelo esporte do povo amazonense, é a marca de Manaus na Copa do Mundo FIFA Brasil 2014™. O pôster oficial que vai representar a cidade na divulgação internacional do evento foi lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-Copa), neste domingo (25), em um show com as apresentações dos bumbás Caprichoso e Garantido nos jardins do Teatro Amazonas.

Cada uma das doze sedes da Copa no Brasil lançou pôster. A proposta da FIFA é mostrar as peculiaridades artísticas, as belezas e originalidade de cada cidade brasileira e, ao mesmo tempo, a união da cultura nacional. “A ideia é que cada pôster represente um pouco do Brasil, uma parte do Brasil, para que as pessoas possam entender que o Brasil é muito complexo, amplo, muito grande e precisa de 12 pôsteres representando o País”, explicou o coordenador da Unidade Gestora da Copa do Mundo em Manaus, Miguel Capobiango.

Enquanto aguardava para conhecer a imagem de Manaus na Copa, a gestora de RH, Rose Marques, dançava ao som das toadas. Para ela, a cultura regional, expressa pelo boi, por exemplo, é um dos grandes diferenciais para atrair as pessoas que vão acompanhar o evento. “A expectativa é grande. Tem que representar toda a riqueza da nossa cultura amazônica”, comentou antes de ver a imagem.

Para o engenheiro Esmaillem Flemming, o pôster de Manaus ficou a cara da cidade. “Ficou bem bacana, combina bem com a cidade e com a região. O artista teve uma boa ideia. Com certeza vão ficar interessado em conhecer a Copa aqui em Manaus”, falou o engenheiro após tirar fotos com a réplica do pôster instalado no pátio central do Teatro Amazonas.

Conceito – Responsável pela direção de criação visual do pôster, o publicitário Nílio Portela, da agência de publicidade Mene & Money, explica que o conceito reforça o poder de natureza viva da região amazônica e a felicidade do povo amazonense. Por isso, a escolha pelas araras vermelhas, espécie típica da região conhecidas pelo companheirismo, alegria e fidelidade.

“A gente chegou numa forma de mostrar isso uma única expressão: torcedores por natureza. esses torcedores tinha a característica de mostrar nossa terra, no meio desse coração da maior floresta tropical do mundo que nós todos somos torcedores, que nós todos somos jogadores do mesmo time, que é o time em prol da sustentabilidade, em prol da vida”, disse.

O secretário de Cultura, Robério Braga, destacou que Manaus não poderia deixar de apresentar ao Brasil e ao mundo seu pôster sem o ritmo originalmente amazonense. “O slogan da Copa do Mundo da FIFA no Brasil é ‘Juntos num só ritmo’ e nós temos aqui o nosso ritmo envolvente do boi-bumbá que representa nossa diversidade e traz consigo a beleza e originalidade da cultura amazonense”.

Cultura amazonense – O evento de apresentação do pôster seguiu, no palco do Teatro Amazonas, com o concerto da Orquestra de Câmara do Amazonas. Intérpretes da música amazonense como Márcia Siqueira, Fátima Silva, Israel Paulain e Edilson Santana participaram da festa cantando músicas da cultura amazonense e canções-temas da Seleção Brasileira em Copas anteriores.

A festa foi realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da SEC em parceria com a UGP-Copa. “Manaus é a única cidade que tem como maior símbolo um teatro. O Teatro Amazonas é o maior signo de nossa cultura, dos sonhos, dos ideais e do nosso desenvolvimento. A Copa é um grande evento e o pôster não poderia estar num lugar mais representativo”, disse o secretário de Cultura, Robério Braga.

Sobre o pôster da cidade de Manaus – A obra é uma pintura digital e foi escolhida por aliar signos regionais com elementos do futebol, além de apresentar estes símbolos dentro da Arena da Amazônia, que será o estádio onde acontecerão os jogos da Copa do Mundo.

A mais bela entre as arenas que estão sendo construídas para a competição no Brasil, a Arena da Amazônia será o mais novo cartão postal de Manaus. Com seus 42 metros de altura, a Arena da Amazônia será imponente e passará a ser mais um ponto turístico da capital.

FOTOS: ALFREDO FERNANDES E CHICO BATATA / AGECOM

Related Articles

Deixe uma resposta

Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker