O Ministério da Integração Nacional promoveu em Tabatinga, o II Encontro Anual de Núcleos Estaduais de Fronteira

admin

O encontro realizado no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAM) nos dias 11 e 12 de dezembro de 2012, reuniu representantes de 11 estados que discutiram projetos de desenvolvimentos e ações para desenvolver as áreas fronteiriças de 11 estados brasileiros foram discutidas no II Encontro Anual de Núcleos Estaduais de Fronteira e IV Reunião da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira – CDIF.

Durante o encontro, o Ministério da Integração Nacional, que coordena a Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (CDIF), discutiu sugestões de projetos e ações para integrar o Plano Brasil Fronteira, uma proposta de âmbito nacional para o desenvolvimento e a integração da região.

Com 150 km de largura e cerca de 16 mil km de extensão, a Faixa de Fronteira é composta por 11 estados das regiões Norte, Centro-Oeste e Sul: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina. Essa área corresponde a 27% do território brasileiro e abriga uma população de mais de 10 milhões de habitantes. A integração econômica, cultural, política e social dessa região fronteiriça faz parte do Programa Brasil sem Miséria e é alvo de ações estratégicas do Ministério da Integração Nacional no enfrentamento dos problemas da região.

Os 11 Núcleos Estaduais de Fronteira, que se reuniram no encontro em Tabatinga, são formados por representantes dos governos dos estados e dos municípios de fronteira e também da sociedade civil. Coube ao grupo sistematizar as demandas locais, analisar propostas de ações, formular Planos de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (PDIFs). Além disso, identificaram e priorizaram os principais problemas e oportunidades para a atuação do poder público na faixa de fronteira.

Estavam presentes no evento: O SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, NO ATO REPRESENTANDO O MINISTRO DE ESTADO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, SÉRGIO CASTRO, A VICE-PREFEITA DE TABATINGA, ELIZIANE OLIVEIRA,  O MEMBRO DO CONSELHO ASSESSOR DA ASSOCIAÇÃO DE REGIÕES FRONTEIRIÇAS EUROPEIAS, WELF SELKE,  O PRÓ-REITOR DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO IFAM, NO ATO REPRESENTANDO O REITOR, PROFESSOR ANTONIO VENANCIO CASTELO BRANCO E O REPRESENTANTE DOS NÚCLEOS DE FRONTEIRAS, MARCONDE NORONHA.

Vejam as fotos:

Leave a comment