Política

Nejmi Aziz mobiliza primeiras-damas municipais para ações sociais no interior do Amazonas

A terceira edição do “Encontro das primeiras-damas do Amazonas” destacou um panorama de investimentos do Governo do Estado realizados de 2010 a 2012, por meio do Programa “Amazonas Social”. O evento foi liderado pela presidente de honra do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, nesta quarta-feira, 21 de novembro, no Salão Solimões do Palácio Rio Negro, localizado na avenida 7 de Setembro, Centro, zona sul.

 As atuais e futuras primeiras-damas dos municípios amazonenses conheceram a evolução das ações do FPS e de projetos sociais da gestão Omar Aziz. Em 2011, FPS realizou 10 convênios com instituições sociais e beneficiou mais de 3,4 mil pessoas, na capital e no interior do Estado. Neste ano, foram 12 convênios novos que já beneficiaram mais 2,3 mil pessoas. No total, o Fundo já investiu mais de R$ 4,7 milhões em projetos. 

Nejmi Aziz anunciou no evento que todas as ações culturais do Governo do Estado terão ligação direta com as primeiras-damas dos municípios. “Vamos envolver todas as primeiras-damas nos eventos culturais, como eventos, palestras, entre outros que acontecem em seus municípios. Solicito que cada uma já procure as secretarias de culturas de suas cidades para obterem mais informações”, explicou.

 A presidente do FPS reforçou o propósito do encontro. “O objetivo é estarmos ampliando as ações sociais e as campanhas sociais para que as primeiras-damas fiquem cada vez mais engajadas nos projetos de suas cidades”.
 Novos investimentos – Durante a reunião, a presidente do FPS destacou novas ações na área da educação e de apoio aos produtores rurais do interior do Amazonas. Em 2013, serão entregues 13 novas escolas estaduais nos municípios de Boca do Acre, Barreirinha e Careiro da Várzea. Em Manaus, cinco novas unidades vão ser inauguradas.
 O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), vai fazer a entrega de implementos agrícolas em 21 cidades do interior.
 Campanhas sociais – A presidente do FPS, Nejmi Aziz, coordena 12 campanhas sociais em parcerias com entidades sociais e secretarias estaduais. Desde que iniciou os trabalhos no Estado, em 2010, a primeira-dama ajudou a fortalecer os resultados de diversas ações junto à população.
 Engajada na campanha contra a violência doméstica, Nejmi Aziz ajudou a divulgar o “Disque 181” em grandes mobilizações sociais. Conforme dados da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DEPCA), houve 33 denúncias (2010); 68 denúncias (2011); 90 denúncias (até setembro de 2012). 

Na luta pelo combate ao câncer de mama e colo de útero, a campanha do “Outubro Rosa” já conseguiu boa adesão dos municípios amazonenses. Neste ano, 34 cidades do interior participaram da campanha com ações e iluminação de prédios públicos. 

Em 2011, foram somente 11 municípios que aderiram à campanha que acontece, anualmente, em vários países. Em Manaus, as atividades são coordenadas pela FCecon, por meio do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC).

 A implantação dos mamógrafos é outra iniciativa que caminha ao lado das ações de prevenção ao câncer de mama. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), 11 municípios já receberam os equipamentos. Nas cidades de Tefé e Manacapuru, os mamógrafos estão instalados e em Parintins o aparelho já estar funcionando. Até o mês de abril de 2013, os demais estarão instalados.
 Crianças e adolescentes – No eixo de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) registrou, somente na capital, 737 ocorrências em 2011. Entre os meses de janeiro e agosto de 2012, foram 668 casos registrados. Em relação ao trabalho infantil, o Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (Peti) atendeu mais de 37 mil crianças no Estado, entre 2010 e 2012.
 Leite materno – Como madrinha dos Bancos de Leite do Amazonas, a primeira-dama Nejmi Aziz organizou ações de sensibilização para as doações de leite materno e de potes de vidro para o armazenamento do leite. Entre 2010 e 2012, os três Bancos de Leite Humano (BLH) (Amazonas, Fesinha Anzoateghi e Galiléia) contabilizaram mais de sete mil mães doadoras cadastradas e 3.195 frascos coletados. Mais de 20 mil bebês já foram beneficiados pelo leite dos BLH.
FOTOS: DIVULGAÇÃO / AGECOM

Related Articles

Deixe uma resposta

Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker