Nove professores da rede pública do Amazonas participarão de intercâmbio nos EUA

admin
Nesta semana, nove professores do Amazonas, dentre os quais sete da rede pública estadual de educação, foram selecionados para participar do programa de intercâmbio “Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos” proporcionado pela embaixada norte-americana e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).
 
Integrados ao programa, em fevereiro de 2013 participarão do intercâmbio de seis semanas nos Estados Unidos os professores: Ana Cleide Ribeiro, da escola estadual Aldeia do Conhecimento Ruth Prestes Gonçalves; Ana Rita Matos, do Centro de Educação de Jovens e Adultos Jacira Caboclo; Hevanna Bezerra, do Centro de Mídias da Seduc; Maria do Perpétuo Socorro da Silva, do Centro de Educação de Jovens e Adultos Agenor Ferreira Lima; Paulo Sérgio Medeiros de Jesus, da escola estadual Melo e Póvoas; Souzimar de Souza Castro, do Ceti João dos Santos Braga; Thiago da Silva Cavalcante, da escola estadual Octávio Mourão; além de Annemeire Lima e Raul de Souza Filho (Semed).  
 
Fonte: SEDUC
 
Coordenado regionalmente pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) o “Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa nos EUA” visa fortalecer a fluência oral e escrita na Língua Inglesa, levando os professores a conhecer novas metodologias de ensino e de avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula. O programa também favorece o uso de recursos interativos e de estratégias inovadoras, úteis ao processo de elaboração dos planos de aula na educação básica.  
 
O intercâmbio de 2013 contará com a participação de 540 professores brasileiros, os quais foram selecionados a partir de uma concorrida avaliação de proficiência em Língua Inglesa (Test of English Language Proficiency – TELP).
 
Expectativa
 
Lecionando no Centro de Mídias de Educação da Seduc, cujas aulas são geradas via satélite para todos os 62 municípios amazonenses, a professora Hevanna Lima Bezerra foi uma das selecionadas para participar do intercâmbio. Ciente da oportunidade ela fala da expectativa proporcionada pelo programa. “Com grande confiança, ao fazer o teste percebi que teria grande chance de me classificar, e foi o que ocorreu. Agradeço à Seduc pelo suporte, apoio e incentivo, que contribui para o crescimento profissional dos professores e para o desenvolvimento da educação pública”, disse Hevanna Lima, revelando grande expectativa para com a viagem de intercâmbio.  
 
De acordo com a representante da Seduc e coordenadora regional do programa, Simeire Ramos, as viagens estão programadas para ocorrer em fevereiro de 2013. “Além das passagens aéreas, os professores selecionados receberão ajuda de custo no valor de US$ 500, alojamento em campus universitário, alimentação, seguro saúde, dentre outros benefícios”, informou a professora, acrescentando que o intercâmbio será o passaporte para os educadores aprimorarem seus conhecimentos.
Leave a comment