AM chega a mil transplantes de córneas

admin

Marca foi atingida entre o ano de 2003 e o mês passado, por meio de parceria entre órgãos estaduais.

Estado-transplantes-setembro-realizar-coracao_ACRIMA20131018_0003_15A Central de Transplantes do Amazonas, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), registrou, entre 2003 a setembro deste ano, 1000 transplantes de córneas. A informação é do secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.

O trabalho, segundo ele, é realizado a partir de uma parceria entre o Banco de Olhos do Amazonas (BOA), equipes de captação dos hospitais que integram a Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), e do Instituto Médico Legal (IML).

A marca história representa mais de mil pessoas que voltaram a enxergar a vida com outros olhos. Entre elas, está a jovem Isabely Pinheiro da Silva, 21, que teve a vida mudada a partir do Programa de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes no Amazonas.

Atendente em uma distribuidora no Centro de Manaus, Isabely conta que, aos 20 anos, perdeu 80% da visão em decorrência de uma úlcera na córnea e que, a partir daí, era uma questão de tempo até que ficasse completamente cega.

Após ser atendida, em 2012, no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, ela foi encaminhada ao Instituto de Oftalmologia de Manaus. Lá, foi inscrita pelo oftalmologista professor doutor Moisés Jacob Cohen no programa de transplantes da Susam. O mesmo médico, 12 dias depois, devolveu a visão à jovem, a partir do transplante de córnea de um doador compatível.

“Ainda estou sentindo as melhoras, pois a recuperação é lenta. Mas já recuperei 70% da minha visão. O transplante ajudou a melhorar minha autoestima e o meu convívio com as pessoas, agradeço à família do doador, que não sei quem é”, acrescentou.

Fonte: acritica

Leave a comment