Amazonas lança programa de vacinação gratuita contra câncer de colo de útero

admin

manaus-amazonas-amazonia-omar_aziz-vacinacao-hpv-escolas-interior_ACRIMA20130305_0115_15Para marcar as comemorações do Dia Internacional da Mulher, o governador Omar Aziz fará nesta sexta-feira, dia 8 de março, o lançamento do Programa de Vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) em solenidade marcada para as 10h, no auditório da Sede do Governo, na Compensa II, zona oeste. Com isso, o Amazonas é o primeiro Estado da federação a oferecer gratuitamente a vacina, hoje disponível somente em clínicas particulares. A meta do programa, realizado em parceria com a Prefeitura de Manaus, é vacinar, no primeiro momento, mais de 90 mil meninas com idade entre 11 e 13 anos na capital e no interior.

Na ocasião do lançamento, que contará com a presença do prefeito Arthur Virgílio Neto, também será anunciada a criação da Secretaria Executiva de Políticas Públicas para as Mulheres, vinculada à Secretaria de Governo do Estado (Segov). Ainda nesta sexta-feira, o governador deverá encaminhar para votação na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) os Projetos de Lei com as propostas de criação do programa de vacinação e da nova secretaria.

O principal objetivo do programa é prevenir o câncer de colo de útero, o tipo mais frequente de câncer entre a população feminina do Estado e também daregião Norte, enquanto em outras regiões predomina o de mama. OAmazonas é o primeiro Estado do País em prevalência da doença.  O Human Papiloma Virus (HPV) ou Vírus do Papiloma Humano (em português) está presente em 90% dos casos de câncer de útero registrados no Estado. “A vacinação vai representar um passo significativo na prevenção dessa doença e, alongo prazo, até levar à sua erradicação”, destacou o governador, ao ressaltar que, como a medida está embasada em Lei Estadual, a vacinação será permanente.

A campanha de vacinação, de acordo com o governador Omar Aziz,inicianum prazo de 60 dias. O público alvo são meninas de 11, 12 e13 anosmatriculadas nas escolas da rede pública estadual emunicipal deensino e também da rede particular.  Levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam) aponta que 90.040 estudantes do sexo feminino estão nesta faixa etária no Estado, sendo 56.132 na capital e 33.908 no interior. Para o lançamento do programa, deverão ser adquiridas 270,1 mil doses da vacina, considerando que o esquema de imunização prevê três doses.

Agência de Comunicação do Amazonas

 

Leave a comment