Amazonas registra mais de 173 mil inscrições no Enem

admin

Dados informados oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) indicam que o Quantitativo de inscritos superou em 18.391 o número registrado no ano passadoEnem-sera-aplicado-municipios-Amazonas_ACRIMA20130529_0046_15Amazonas registrou 173.746 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O indicador refere-se ao número de pessoas que se inscreveram no portal do Enem na internet e que precisa ser validado pela conclusão da inscrição individual do interessado via pagamento da taxa de inscrição que encerra nesta quarta-feira (29).

O número de inscritos no Amazonas superou em 18.391 o contingente de inscritos no Estado na edição do exame nacional em 2012, quando foram contabilizadas 155.355 inscrições.

Neste ano de 2013 as provas do Enem estão marcadas para ocorrer nos dias 26 e 27 de outubro e o exame nacional deve mobilizar 7,8 milhões de participantes em todo o Brasil, número recorde e bem superior aos 6,4 milhões registrados no ano passado.

Criado em 1998, o Enem ganhou impulso nos últimos anos quando sua nota passou a ser adotada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) onde os participantes podem pleitear vagas em universidades federais, tais como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e institutos federais de ensino superior.

Igualmente, o exame também é utilizado para o candidato pleitear bolsa de estudo em programas como Universidade para Todos (Prouni) e Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

Para o secretário de Estado de Educação do Amazonas, Rossieli Soares da Silva, o índice de inscritos este ano no Estado – 173.746 – é satisfatório e indica o grau de importância atribuído pela população do Amazonas ao exame. “É um índice relevante e aponta o interesse dos cidadãos, sobretudo os estudantes finalistas do ensino médio, em dar continuidade aos estudos e buscar qualificação em nível superior”, citou Rossieli Silva.

De acordo com a Seduc, neste ano de 2013 o Enem será aplicado em 43 municípios do Amazonas, os quais servirão de pólos para os municípios adjacentes onde este não será aplicado pelo Governo Federal.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Seduc

Fonte: acritica

Leave a comment