Famílias do bairro Guadalupe já estão afetadas pela enchente do rio Solimões. O nível do rio já está 12 centímetros mais alto em comparação a mesma época do ano de 2012

admin

TABATINGA, 26/03/2013 – As famílias  do Bairro Guadalupe está sofrendo com a enchente, a situação é de alerta. Segundo a Defesa Civil Estadual, o nível do rio já está 12 centímetros mais alto que na mesma época do ano passado.

O Bairro Guadalupe está situado no marco divisório dos dois países e está na margem do rio Solimões. Várias famílias já tiveram que deixar suas casas e outras terão que fazê-lo se o nível das águas continuar subindo. Arlene da Silva Ajal, 40, mãe de três filhos, mora há 14 anos no bairro e confirmou que a enchente deste ano, já supera a do ano passado. “Estamos preocupados, mas não temos para onde ir”, disse ela. Rosilene Chauna, 19, mãe de três crianças pequenas, cuja casa já está tomada pela água, é outra que não esconde a preocupação. “Não temos o que fazer a não ser esperar que a água pare de subir”, afirmou.

Tabatinga é uma das cidades mais afetadas pelo aumento de nível do rio Solimões. Além dela, já estão em situação crítica, Atalaia do Norte, Benjamim Constant, São Paulo de Olivença e várias comunidades ribeirinhas. A cidade vizinha de Benjamin Constant também está sendo castigado pela subida das águas e deve decretar situação de emergência neste final de mês. O rio aumentou em torno de 8 a 10 centímetros. A água já invadiu ruas e comunidades rurais, mas a Defesa Civil da prefeitura teve boa antecipação e fez pontes, passarelas, retirou as pessoas das casas”, disse o secretário do Subcomando de Ações de Defesa Civil do Estado (Subcomadec), coronel Roberto Rocha.

guadalupe 4 2013Entrada do Bairro Guadalupe. As pessoas já andam sobre pontes para chegarem as suas casas que já foram tomadas pelas águas

guadalupe 2013

guadalupe 3 2013Crianças andam sobre pontes improvisadas no bairro Guadalupe – Tabatinga
guadalupe 2 2013

Foto e reportagem: Piter Frank – Portal Tabatinga

Leave a comment