Política

Governo do Amazonas inicia ações de prevenção e controle do desmatamento com ‘Canal Aberto com o Produtor’

DSCN1356O Governo do Amazonas deu início na quinta-feira, dia 11 de abril, nas ações do programa Estadual de prevenção e controle do desmatamento (PPCDAM). A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), que coordena a ação, viabilizou a primeira sessão do “Canal Aberto com o Produtor”, série de vídeos-aula, que acontecerá até o mês de julho deste ano, a partir de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc). O primeiro tema foi “Mudanças de Clima e Pagamento por Serviços Ambientais no Amazonas”.

O “Canal Aberto com o Produtor” faz parte das ações do PPCDAM, que envolve diversas instituições estaduais e federais tanto para fazer ordenamento territorial quanto fazer o fomento das atividades produtivas sustentáveis. Na primeira aula participaram 24 municípios, em que os produtores rurais tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre o tema, ministrado pelo coordenador da Unidade Gestora de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação, João Talocchi.

“Essa é uma maneira inovadora de chegarmos a quase todos os municípios do Amazonas com informações importantes para a produção rural, pois ano após ano surgem novas técnicas que permitem harmonizá-la à conservação da natureza. Infelizmente, em muitos casos, esse conhecimento fica restrito a poucas pessoas. Com o ‘Canal Aberto com o Produtor’, queremos mudar este cenário” explica João Talocchi.

Para a titular da SDS, Nádia Ferreira, o programa configura-se de forma estratégica para o setor ambiental do Estado. “O Governo do Amazonas mais uma vez reafirma seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável do interior, viabilizando ações dessa natureza, que educam e orientam acerca dos principais temas ambientais e permitem ao produtor ter acesso às informações de novas técnicas de produção”, ressalta a secretária.

Metodologia – O “Canal Aberto com o Produtor” funciona utilizando a tecnologia dos centros de mídias da Seduc, com um especialista determinado tema ministrando palestra direto da capital (Manaus). Os produtores recebem a informação no local em que funciona a tecnologia, sempre no horário das 17h às 18h30.

Os municípios que participaram dessa primeira aula foram: Amatura, Anamã, Barcelos, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Carauari, Eirunepé, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itacoatiara, Manaquiri, Nova Olinda do Norte, Nhamundá, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro, São Sebastião do Uatumã e Silves.

A próxima vídeo-aula será no dia 18 de abril, com o tema “Estatuto da Terra, Lei da Agricultura Familiar e a Lei de Terras do Estado do Amazonas”.

Foto: Divulgação

Agência de Comunicação do Amazonas

Related Articles

Deixe uma resposta

Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker