NovidadesPortal Vip's

Imagem do dia: Foto Aérea de Tabatinga

M6Tabatinga é uma palavra origem indígena que no Tupi significa “barro branco” de muita viscosidade, encontrado no fundo dos rios, e, no Tupi Guarani quer dizer “casa pequena”.

A cidade de Tabatinga deriva do povoado de São Francisco Xavier de Tabatinga, fundada na primeira metade do séc. XVIII por Fernando da Costa Ataíde Teives, que para ali transferiu um destacamento militar do Javari (mais ao sul, na fronteira Brasil-Peru), estabelecendo um posto de guarda de fronteiras entre domínios do Reino de Portugal e da Espanha. Também como postos militares de fronteira foram ciradas mais tarde (década de 30 do séc. XX), do lado brasileiro, Vila Ipiranga e Vila Bittencourt, os dois outros pontos povoados de maior expressão.

Tabatinga foi por um longo período um subdistrito de Benjamim Constant, que era o distrito-sede da região. Foi a partir de 10 de dezembro de 1981, através da Emenda Constitucional nº 12 do Estado do Amazonas, que Tabatinga desmembrou-se de Benjamim Constant, tornando-se um Município Autônomo, sendo instalado em 1º de janeiro de 1983.


Aspecto geográfico

Tabatinga está localizada no meio da selva amazônica, à margem esquerda do Rio Solimões, faz fronteira com a Colômbia e o Peru, sua temperatura oscila entre 25° e 32° C. Possui uma área de 3.239,3 km2. Segundo o IBGE, em 1996, a população somava 32.009 habitantes, sendo 23.504 na área urbana e 8.505 na área rural, com densidade de 9,88 hab/km2.

Toda a região está coberta por florestas (altas, baixas e pouco densas) e, hidrograficamente, pertence à bacia do rio Amazonas, sendo banhada pelos rios Solimões, Içá, Japurá e vários de seus afluentes, tais como: Apapóris, Traíra, Puretê, Puruê e Cunha.
 Distância da sede Municipal para Manaus

Distância em linha reta: 1.105 km.
Distância em via fluvial: 1.607 km


Vias de acesso para Tabatinga

Aeroporto Internacional Eduardo Gomes – (92) 412 2226
 Porto Fluvial (translado ligando ao Peru e Colômbia) – (92) 412 2219


Aspecto Econômico

O Comércio é um dos pontos fortes da cidade que através da criação da Área de Livre Comércio de Tabatinga foi incrementado. Destaca-se também a agricultura e a pesca. Os principais produtos agrícolas são a banana, a mandioca e, na pesca, a espécie mais registrada é a piraíba. O turismo como fonte econômica começa a desenvolver-se lentamente.

 

 

 

 

 

Related Articles

Deixe uma resposta

Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker