Ministro diz que unidades fluviais de saúde serão entregues no AM até 2014

admin

Alexandre Padilha participou da inauguração de UBS fluvial em Borba.
Ministério investiu R$ 1,2 milhão para construção de embarcação.

Neste sábado (12), o ministro da Saúde Alexandre Padilha, e o governador Omar Aziz, inauguraram no município de Borba, a 151km de Manaus, a primeira Unidade Básica da Saúde Fluvial (USBF) do Amazonas totalmente construída com recursos federais. A embarcação levará atendimento a mais de 12 mil pessoas de 230 comunidades do Estado que vivem às margens dos rios Madeira, Madeirinha, Autaz-Açu, Canumã, Abacaxis e Sucunduri.

Nomeada ‘Igaraçu’, que na língua tupi significa Canoa Grande, a USBF tem 24 metros de comprimento e conta com consultórios de atendimento médico, enfermagem e odontológico. Seus aposentos internos acomodam farmácia, laboratório, salas de vacinas, curativo, coleta de material e esterilização.

A equipe que irá realizar o atendimento é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de laboratório, dentistas e auxiliares ou técnicos da saúde bucal, além dos agentes comunitários. Os profissionais farão assistência às mulheres com ações de planejamento familiar, prevenção e controle dos cânceres de mama e de colo do útero, atendimento às gestantes e às crianças, além do cuidado com pessoas que possuem doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, dentre outras ações.

 

Leave a comment