Provas do Vestibular e SIS acontecem neste fim de semana para mais de 72 mil candidatos

admin

Os candidatos que concorrem a uma das 5.809 vagas oferecidas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) já estão em contagem regressiva para a realização das provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS), no dia 15 de novembro, e Vestibular, nos dias 16 e 17 de novembro. Do total de vagas ofertadas, 1.940 são destinadas às unidades da UEA em Manaus e 3.585 aos Núcleos e Centros da Universidade no interior do Amazonas. Já os indígenas contam com 284 vagas.

28946Com a aproximação da data das provas, o presidente da Comissão de Ingresso da UEA, André Luiz Dutra, ressalta a importância do candidato produzir um check list, com a finalidade de não ser surpreendido ou até mesmo penalizado no dia do exame. “O participante do certame deve ficar atento ao horário e local da prova, sem esquecer também de levar o documento de identidade e a caneta esferográfica de material transparente de cor preta ou azul. Medidas como essas devem ficar no topo da lista de importância”, explica.

Para o certame serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação, pelas Polícias Militares e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo novo, com foto).

“Não serão aceitas certidões de nascimento, carteiras de motorista do modelo antigo, títulos eleitorais, carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade ou danificados. Também não será aceita cópia de identidade, ainda que autenticada”, salienta.

Também não será permitido o uso de aparelhos eletrônicos como celular, tablet, netbook, MP3 ou similares nos dias das provas. “Na dúvida, não leve nenhum objeto que possa colocar em risco a sua participação do certame, pois os candidatos que forem pegos utilizando qualquer ferramenta tecnológica serão automaticamente desclassificados”, acrescenta o presidente da Comissão.

Inscritos no Vestibular e SIS

Em 2013, a UEA contabiliza 51.180 candidatos inscritos no Vestibular e 20.986 candidatos inscritos nas três etapas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS). No total, 72.166 candidatos participam dos certames em todos os 62 municípios do Amazonas.

Horário da Prova

Os portões fecharão pontualmente às 12h50 para as provas do Vestibular e SIS. A prova terá início às 13h, horário de Manaus, sendo recomendado que o candidato chegue com uma hora de antecedência, para evitar o intenso tráfego de trânsito comum durante dias de concurso.

Além disso, a Comissão de Ingresso da UEA alerta para a mudança de horário em 13 municípios do Amazonas, devido à sanção da Lei Nº. 12.876 que restabelece o fuso horário de menos uma hora em relação a Manaus.

O novo horário passou a vigorar no último domingo, dia 10 de novembro, para os municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga.

As provas do Vestibular terão a duração de quatro horas e a saída do candidato será permitida somente após três horas do início da prova. Já as provas do SIS têm duração de cinco horas e, para as duas provas (Vestibular e SIS), o candidato poderá levar apenas o rascunho com as respostas.

Local da Prova

A consulta ao endereço do local de prova para o candidato do Vestibular e SIS deve ser realizada exclusivamente pelo portal institucional da UEA (link disponível abaixo). No total, 114 escolas sediarão a realização das provas, destas 72 estão localizadas no interior do estado e 42 na capital. A Comissão de Ingresso da UEA recomenda que os candidatos realizem uma visita prévia ao local da prova para que atrasos e contratempos sejam evitados no dia da realização do exame.

Fonte: UEA

Leave a comment