Amazonas ganha mais 51 médicos formados pela UEA

admin

29864

Alegria e muita emoção marcaram a cerimônia de outorga de grau de 51 médicos formados pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na noite desta quinta-feira (16). A cerimônia foi conduzida pelo reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa e contou com a presença do vice-governador do Amazonas, José Melo.

A 14ª turma de Medicina da UEA recebe o nome da Dra Jancimara Banes Trindade Brelaz. “Todos nós sentimos um carinho muito grande pela Jancimara, nossa colega de turma que não venceu o câncer, mas venceu na vida sendo exemplo de vitória e determinação. Por isso, a decisão de homenageá-la”, conta o orador da turma Wendel Schramm Petrucio lembrando que em maio de 2013 o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, realizou outorga de grau simbólica para a acadêmica.

Natural de Manaus, Wendel já está de malas prontas para embarcar rumo ao município de Barreirinha. “Quero contribuir com o propósito da UEA, atuando e prestando meu apoio ao interior do Estado do Amazonas. Embarco neste domingo e assumirei com muita alegria o cargo de médico generalista do município que tem me acolhido com muito carinho”, comenta.

Assim como Wendel, Antônia Leila Nascimento, 27, também conta os dias para começar a trabalhar no interior do Estado. “Sou de Boca do Acre. Toda a minha família reside lá e pra mim será uma grande satisfação retornar ao meu município como médica e realizando o meu sonho de poder contribuir com a melhoria da saúde dos meus conterrâneos”, relata.

Durante seu discurso, o vice-governador do Amazonas, José Melo, destacou os investimentos do governo do Estado na área da saúde e incentivou os novos médicos a seguirem o caminho da excelência no exercício da profissão.

“Até o final deste mês estaremos publicando edital para contratar mais mil médicos aqui no Amazonas. Certamente esta será uma grande oportunidade para esta turma. Por isso, desejo que atuem com competência, dedicação, amor e muita ternura, pois quem procura um hospital também precisa disso”, afirmou José Melo.

Na ocasião, o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, destacou o total de 639 médicos formados em apenas 13 anos de existência. “Somente a Escola Superior de Ciências da Saúde já formou 2140 profissionais nos cursos de Enfermagem, Medicina, Odontologia e Educação Física. Agradecemos ao nosso governador Omar Aziz e vice-governador José Melo pelo apoio que têm dado ao desenvolvimento e consolidação da UEA, pois esses números são frutos do investimento”, enfatiza.

Sobre o curso

O curso de Medicina da UEA tem o objetivo de formar o médico generalista, humanista, crítico e reflexivo para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico, capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde da população.

Texto e fotos: Lívya Braga- UEA

Leave a comment