Calendário letivo especial quer evitar evasão de alunos durante Copa no AM

admin

Copa do Mundo em Manaus gerou mudanças no ano letivo.
Em dias de jogos da Seleção Brasileira e jogos na arena não haverá aulas.mania_de_ler_01

As escolas da rede municipal de Manaus e da rede estadual de ensino do Amazonas terão calendários especiais neste ano. As mudanças no calendário do ano letivo de 2014 incluem medidas para evitar evasão escolar dos alunos durante a Copa do Mundo.

A Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) informou que as aulas serão iniciadas no dia 5 de fevereiro e término do ano letivo acontece no dia 19 de dezembro de 2014. O calendário deste ano estabelece ainda recesso escolar entre os dias 17 e 30 de junho.

Nos dias de jogos da Copa do Mundo da Fifa, que ocorreram na Arena da Amazônia em dias úteis (18 e 25 de junho) e no final de semana (dias 14 e 22) aulas serão suspensas com ponto facultativo. O mesmo procedimento ocorre durante os jogos da Seleção Brasileira, que na fase de grupos serão realizados nos dias 12, 17 e 23 de junho. Ainda ficaram estabelecidos como ponto facultativo os dias de jogos da seleção brasileira que por ventura forem agendados para além do período de férias escolares. A medida vale para escolas estaduais na capital e nos municípios do interior do estado.

O calendário foi aprovado pela maioria dos professores da rede pública estadual de ensino que tiveram a oportunidade de escolher mediante votação qual calendário escolar adotado pela rede no ano de 2014. O processo foi realizado em agosto de 2013, contando com a participação de 15.688 professores da capital e do interior do Estado.

A proposta escolhida contempla 200 dias letivos divididos em quatro bimestres conforme determina a Lei Federal Nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB). A rede pública estadual de educação do Amazonas possui 530 mil alunos e 560 escolas.
No caso da rede municipal de ensino de Manaus, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) esclareceu que o calendário elaborado para 2014 é similar ao que vem se trabalhado nos anos anteriores, no entanto, com algumas mudanças.

As aulas rede municipal iniciam no dia 5 de fevereiro e encerram no dia 19 de dezembro. O recesso escolar acontece de 14 de junho a 28 de junho deste ano, ou seja, o período que não haverá aulas abrange todos os jogos da Copa na Arena da Amazônia. As aulas nos dias dos jogos da seleção do Brasil serão suspensas e repostas aos sábados. Trata-se do sábado letivo.arena

“Com estas medidas, a Copa não causará prejuízo aos alunos no ano letivo. Este calendário foi aprovado pelos professores onde a maioria preferiu o modelo adotado, a fim de evitar evasão e tendo o processo de decisão a partir de um modelo democrático e participativo”, destacou a Semed.

O período de recuperação está previsto para os dias 22, 23 e 26 de dezembro. O Conselho Escolar acontece no dia 29 de dezembro e o ano escolar encerra-se no dia 30 de dezembro. A rede municipal possui 493 escolas em todas as zonas. Em 2013, a rede contou com 249.686 matrículas e espera, em 2014, uma taxa de crescimento de 2,2%, atingindo 255.215 alunos matriculados.

Fonte: G1

Leave a comment