Idesf pede melhorias para áreas de fronteira e cita Tabatinga no Amazonas

admin

O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf) entregou aos dois candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), uma carta com propostas para melhorias nas cidades de fronteiras do Brasil, em que cita o município de Tabatinga, no Amazonas.

foto aerea tbt 2014Foto: Raimundo Valentim/ Acervo DA

A entidade aponta que as cidades de fronteira são as principais portas de entrada do tráfico de drogas e contrabando de armas e produtos ilícitos.

O Amazonas faz fronteira com a Colômbia, Peru e Venezuela, sendo em Tabatinga a fronteira com o território colombiano.

O instituto, que tem um ano de fundação, preparou a carta, após realizar, na semana passada, em Foz do Iguaçu, no Paraná, um seminário sobre o tema das fronteiras no País. Foram entregues aos candidatos 13 propostas, que incluem o fortalecimento e a valorização dos órgãos públicos nas fronteiras.

O presidente do Idesf, Luciano Barros, explica que para chegar a estas propostas elaborou uma pesquisa com base em dados de 2012 sobre as cidades de fronteira.

Segundo ele, existe muita dependência dessas cidades em recursos dos governos estaduais e federal.

“A maior preocupação é essa dependência, pois mostra que essas cidades não possuem economia interna, não conseguem empregar as pessoas, o que causa a ida para o tráfico”, explicou.

Para Luciano Barros, devem ser definidas políticas públicas, para que estas regiões possam se desenvolver tanto economicamente e socialmente.

Ele disse que ainda não entregou carta aos candidatos eleitos ou que concorrem ao segundo turno das eleições para os governos do Estado, mas que, no futuro, fará essa parceria com os governos estaduais.

“Infelizmente, não entregamos cartas aos candidatos aos governos estaduais, mas é necessária essa parceria com eles, por ser um trabalho conjunto, no qual os governadores têm de saber as dificuldades dos municípios, para as soluções”, disse Luciano Barros.

Fonte: http://new.d24am.com/noticias/politica/idesf-pede-melhorias-para-areas-fronteira-cita-tabatinga/122229

Leave a comment