Noite Brasileira toma de conta da 27ª Edição Festival da Confraternidade Amazônica

admin

Um festival que une três países por meio de uma confraternidade há exatos 27 anos. Um evento que mostra a manifestação cultural do Brasil, Colômbia e Peru e gastronomia durante cinco dias começou na última terça-feira,15 e vai até domingo, 20, na cidade colombiana de Letícia.

brasil confraternidad (1)Foto: Chico Araújo /Secom

Durante os dias de festividade, cada cidade representante de seu país tem um dia específico para apresentar a diversidade cultural seja na dança ou música local. A noite Brasileira aconteceu na quarta,16, sendo narrada e apresentada para o público presente de 4 mil pessoas, a história do boi-bumbá, carimbó, forró e o surgimento da festa do carnaval e o da onça uma manifestação folclórica.

A participação do Brasil na festividade iniciou com a apresentação da banda do Exército brasileiro do 8° Batalhão de Infantaria de Selva e logo após, o vice-prefeito de Tabatinga Carlos Donizetti, fez abertura da participação do Brasil com um discurso, e Stefany de Souza, candidata brasileira a ser rainha da Confraternidade 2014 também discursou.

brasil confraternidad (3)Foto: Chico Araújo /Secom

Segundo o vice-prefeito Carlos Donizetti, o festival também é uma quebra de tabu entre fronteiras, “O governo dos países tem um cuidado com as nações devido a segurança, e esse festival vem pra quebrar um tabu, pois, mostramos para as autoridades que tem um povo que vive feliz que quer crescer e se desenvolver e nós o governo federal, estadual e municipal estamos trazendo a oportunidade para a fronteira fazendo um integração de todos os povos das cidades fronteiriças”.

brasil confraternidad (2)Foto: Chico Araújo /Secom

Turistas brasileiros e colombianos que participaram pela primeira vez do evento disseram que se encantaram com a Confraternidade, como é o caso da estudante de administração da cidade de Medellín na Colômbia, Katherine Marín, “Gostei do evento, me apaixonei pela cultura brasileira, é uma diversidade cultural linda.”

Para a manaura, Franthelly Melo, o que mais chamou a atenção no evento foi a gastronomia, “A diversidade gastronômica das cidades aqui no festival é muito grande, gostei do cebiche e chicharón, comidas colombianas bem interessantes”. Reunir os três países numa festa é uma boa ideia para fortalecer a cultura de cada cidade é o que afirma a diretora de turismo, Dayane Melgarejo.

A noite do Brasil se encerrou por volta das 23h com autoridades brasileiras “pulando” carnaval no palco central do evento.

Segurança

Segundo a polícia militar de Letícia 55 policiais militares fizeram a segurança no local e a organização da confraternidade aguarda 20 mil pessoas durante os cinco dias do festival.

Fonte: Secom

Leave a comment