Semsa e Susam realizam mutirão de cirurgias eletivas em Tabatinga

admin

A Secretaria Municipal de Saúde de Tabatinga, em ação de conjunta com a Secretaria de Estado da Saúde  do Amazonas, realizou a primeira etapa do mutirão de cirurgias eletivas do município numa parceria com o Hospital de Guarnição de Tabatinga, HGut,  Unidade Pronto-Atendimento,UPA e a maternidade Celina Villacrez Ruiz na última sexta-feira e sábado, 10 e 11 de outubro.

IMG-20141012-WA0012

Foi realizada cerca de 60 cirurgias, entre elas “operações” como: hérnia, vesícula, histerectomia, nódulos e outros. O mutirão começou na tarde de sexta-feira e encerrou na noite de sábado, com trabalho dos 11 profissionais que vieram de Manaus à Tabatinga.

Segundo o secretario de saúde de Tabatinga, Herton Dantas, o mutirão realizado em parceria favoreceu muito o município, “A gente tava com uma demanda muita alta, pois já fazia um tempo que não se fazia esse tipo de trabalho em Tabatinga, mas com a inauguração da UPA, maternidade e mais o espaço do Hospital de Guarnição que concedeu dois centros cirúrgicos se prontificando a colaborar, ajudou bastante a fazer os atendimentos e as cirurgias” afirmou Dantas.

Além das cirurgias, a SUSAM disponibilizou dois médicos especialistas para realizar consultas de cardiologia e neurologia.

As consultas específicas aconteceram na unidade básica de saúde do Ibirapuera, onde na área de cardiologia foram atendidas 78 pessoas e neurologia 130.

2ª Etapa

Segundo Herton Dantas, o mutirão ainda vai ter mais uma etapa, “Está programado para ter mais uma etapa de cirurgias e deve acontecer no final do mês de novembro” afirmou Dantas.

Fonte: Secom – http://www.tabatinga.am.gov.br/Semsa%20e%20Susam%20realizam%20mutirao%20de%20cirurgias%20eletivas%20em%20Tabatinga.htm

 

Leave a comment