Umariaçu II comemora aniversário com festa e progresso na comunidade

admin

Com desfile e apresentações de projetos das escolas municipais e estaduais foi comemorado na  sexta-feira, 15, o 39° aniversário da comunidade indígena do Umariaçu II localizada na cidade de Tabatinga.

aniv umariacu2
Atividades culturais como apresentações musicais e de danças além das atividades esportivas fizeram parte da programação da festa.

Para o Prefeito em exercício de Tabatinga, Carlos Donizetti, a cada ano o Umariaçu II tem mostrado um crescimento, “O Umariauçu II está evoluindo, hoje ela tem mais de 5 mil habitantes e nós temos uma grande responsabilidade na área da educação, saúde e no desenvolvimento da comunidade, pois temos uma juventude que temos que preparar para uma oportunidade futura. Nós temos feito bastante,  reformamos e construímos escolas e agora estamos fazendo um trabalho para que a comunidade tenha uma renda própria”, disse Donizetti.

aniv umariacu
Para o cacique da comunidade, Manoel Nery, setores fundamentais estão se consolidando, “ A educação está avançada e a saúde também ainda mais numa comunidade de 5 mil habitantes isso tem sido importante”, declarou Nery.

Umariaçu

A comunidade foi fundada em 1975 às margens do rio Solimões, sendo que ao passar dos anos o Umaricaçu teve que ser deslocada devido à cheia do rio que tomava de conta do local.

Atualmente a comunidade possui aproximadamente mil famílias, cerca de 5 mil pessoas.

Fonte: Secom Prefeitura Municipal de Tabatinga
Fotos: Chico Araújo /Secom

Leave a comment