EventosNovidades

Autoridades de Tabatinga participam de 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista

Na manhã de quarta-feira, 29, ao som do hino nacional brasileiro, (cantado na linguagem Ticuna) teve inicio a 4ª etapa da 1ª Conferencia Nacional da Política Indigenista, na comunidade de Filadélfia pertencente ao município de Benjamin Constant.

 

conferencia filadefia
O evento contou com a presença de diversas autoridades regionais, como a Coordenadora Regional da FUNAI, Mislene Martins Mendes, responsável por todo o Alto e Médio Solimões que destacou no evento a luta e a história dos povos indígenas pelos seus direitos e das conquistas após a constituição de 1988.

conferencia filadelfia

Estima-se que no estado do Amazonas existam aproximadamente 116.000 indígenas, dessa estatística 80.000 encontram-se na região Alto e Médio Solimões, divididos em 32 etnias, tendo como a de maior destaque a TICUNA com estimados 50.000 indígenas em todo Amazonas.

conferencia filadefia 2Vereador Messias Figueiredo ressaltou que os povos indígenas foram os primeiros habitantes do nosso país e hoje não há valorização ou sequer respeito a cultura indígena. Defendeu também o direito a terra do povo indígena, que a cada ano que passa diminui drasticamente em todo território nacional.

Fonte: Secom
Fotos: Francisco Fernandes

Related Articles

Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker