NovidadesPolítica

ENTREVISTA: Conheça a história da vereadora Aldenizia Cordovil – Ir. Nenê

IMG_0366Saiu de Coari e se mudou para Tabatinga há mais de 20 anos, onde se casou e teve três filhos. Conheça na entrevista do mês um pouco mais sobre a história e o trabalho da vereadora Aldenizia Souza Cordovil, a Irmã Nenê

 “Sou de uma família tradicional de políticos coarienses, decidi entrar na política em Tabatinga, pois acredito numa sociedade melhor e mais digna a cada dia” (Ir. Nenê)

No mês das mães trazemos mais uma personalidade que é exemplo em Tabatinga. Desta vez entrevistamos a vereadora Aldenizia Cordovil, a Irmã Nenê. Filiada ao PR, ela é o exemplo da mulher na política tabatinguense.

Com 817 votos, foi eleita a vereadora mais votada nas eleições de 2008 garantindo seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Tabatinga e em 2012 foi reeleita como a única representante feminina no legislativo municipal. Mas foi em 2000 que ela deu início a vida política. “Fui convidada várias vezes e resolvi aceitar, pois tinha várias idéias, queria contribuir para o crescimento da cidade e também para ser a “voz do povo” no legislativo municipal”, afirma.

Aldenizia Souza Cordovil nasceu em Coari/Am no dia 28 de outubro de 1975. “Minha infância em Coari foi maravilhosa, tinha muita liberdade para ser criança, com muito amor e dedicação de meus pais por mim”, relembra. Seu pai Freitas Ferreira Cordovil foi um influente vereador na cidade de Coari e sua mãe Deusdete Souza Cordovil foi seu braço direito, seus pais tiveram nove filhos.

Irmã Nenê sempre foi uma mulher apegada à família. Sempre gostou de ter os filhos e o marido por perto. Casada há 20 anos com o empresário Edilson Gurgel com quem tem três filhos: Edilson Júnior (17), Pâmela Sara (13) e Poliana (9).  “Conheci meu esposo assim que cheguei a Tabatinga, na verdade chegamos no mesmo mês e em oito meses nós casamos” afirma.

Com popularidade e boa aceitação, Irmã Nenê foi convidada a trabalhar junto ao governo municipal, aceitando o convite para atuar como Secretaria Municipal de Turismo, onde permaneceu por um ano e depois retornando ao legislativo municipal. Frente à secretaria de turismo a vereadora desenvolveu um trabalho que ajudou alavancar o setor no município, reestruturou a secretaria e criou o Ponto Turístico Comercial da Fronteira, um local dedicado aos artesãos locais para exporem seus produtos aos turistas.

Irmã Nenê afirma ainda que acredita muito na política tabatinguense. “Ser político é colaborar para uma sociedade melhor e mais digna a cada dia. Sinto-me feliz quando posso entrar nos gabinetes em Manaus e em Brasília e consigo atender as demandas que o município necessita”, defende.

Questionada sobre o que tem contribuído para Tabatinga, como vereadora, Irmã Nenê responde: “O trabalho do vereador é limitado, criamos os projetos que acreditamos que sejam essenciais ao município e cabe ao executivo executá-los. É preciso recorrer também aos deputados que se importam com nossa cidade. O que eu fiz e continuarei fazendo quantas vezes forem necessárias, afirma.

A vereadora também conta que está empenhada em outros benefícios para Tabatinga. “Estou lutando para termos melhorias nas políticas para as mulheres, acredito que em um futuro próximo as mulheres possam contar com uma Secretaria voltada para as mulheres e a tão sonhada Casa da Mulher, um espaço dedicado as mulheres que sofrem com todo e qualquer tipo de violência”, disse a vereadora sobre sua visão de futuro.

Confira um pouco mais da entrevista…

Portal Tabatinga – Quais são suas perspectivas para o pleito de 2016?

Irmã Nenê – na verdade todo político sonha almejar cargos mais elevados visando ajudar a população, estou muito tranqüila e minha esperança é que surjam novos políticos com novas idéias, novas visões com garra para empreender e administrar, pois nossos munícipes estão saturados de administrações ultrapassadas.

Portal Tabatinga – Ainda insisto na mesma questão… A senhora acredita que já está na hora de Tabatinga ter uma prefeita?

Irmã Nenê – (risos) Claro que sim, afinal já representamos muito na política brasileira, hoje já temos presidenta, senadoras, deputadas, vereadora e porque não uma prefeita. Acredito sim que já esteja na hora. Sinto-me preparada para novos desafios futuros, basta um bom gestor para gerenciar um recurso que se aplique devidamente no seu destino.

Portal Tabatinga – O que espera do Governo Melo?

Irmã Nenê – Apoiamos outro candidato, a campanha passou e eu espero que realmente ele (Melo) olhe para Tabatinga e apesar dele não ter tido a maioria dos votos na cidade, espero que ele governe para o todo e possa atender nossas necessidades, dentre elas posso destacar o asfaltamento que está precário e todos sabemos disso e outros anseios da população.

Portal Tabatinga – Como é sua relação com o executivo municipal?

Irmã Nenê – os poderes são independentes, eu como vereadora desempenho minha função reivindicando, fiscalizando e legislando, embora nunca tenha sido atendida nas minhas reivindicações e projetos, o povo tem cobrado constantemente ações junto ao poder legislativo que nunca tem sido atendido e sempre voltam com as mesmas reivindicações e reclamações, desejo sorte e que ele possa concluir seu mandato atendendo a todas as demandas que Tabatinga precisa.

Portal Tabatinga –? Deixe sua mensagem a todas as mães tabatinguenses.

Irmã Nenê – eu como mãe, mulher e vereadora, peço a Deus que lhes conceda: alegria, paz, felicidade e muito amor, para você mãe tabatinguense. Um abraço fraterno da vereadora Irmã Nenê. Feliz Dias das Mães!”

Isso foi um pouco da história da Irmã Nenê, que há mais de 20 anos vive e trabalha em Tabatinga. Uma cidade, que aprendeu a amar e admirar. Aguardem as próximas edições e confira seus projetos…

IMG_0369

 @portaltabatinga

Related Articles

Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker