Entrevista com o pré-candidato a prefeito de Tabatinga, Sr. Jarbas Grandes

admin

As eleições municipais de 2016 serão realizadas apenas no segundo semestre, mas as articulações de campanha já começaram. Pré-candidatos de diversos partidos e grupos políticos começam a organizar estratégias e definir nomes para a disputa no pleito, que promete ser bastante acirrado. A lei não estabelece uma data inicial para a divulgação de uma pré-candidatura, mas há um período legal para a realização da propaganda intrapartidária, que só pode começar no dia 5 de julho e tem como objetivo a nomeação do futuro candidato do partido ou coligação.
jarbas
Desde a edição passada o Jornal Portal Tabatinga iniciou uma série de reportagens com os pré-candidatos às eleições 2016. Em entrevista, os candidatos ao cargo do Executivo destacarão por que decidiram concorrer a prefeito e qual a visão de cada um do momento crítico pelo qual o país atravessa. Nosso segundo entrevistado é o pré-candidato Sr. Jarbas Grandes, policial militar. Confira a entrevista na integra:

Portal Tabatinga – Policial militar com uma carreira brilhante na instituição, hoje pré-candidato a prefeito de Tabatinga. Quais são suas perspectivas para o pleito de 2016?
Sr. Jarbas – Primeiramente agradecer a Deus por interceder em nosso favor, parabenizar a equipe do Jornal Portal Tabatinga pelo profissionalismo e dedicação, expressar que me sinto extremamente honrado e feliz em me dirigir ao povo de nossa magnífica cidade. As perspectivas são as melhores possíveis, essa é a visão de muitos, pois será o pleito mais esclarecido, divulgado, consciente e com a maior participação popular da história. A conjuntura social e política que vive hoje o Brasil, obrigou o eleitor passar de um mero expectador passivo, para o verdadeiro detentor do poder, com direito inalienável de eleger seus representantes, exigir e fiscalizar suas ações, graças a participação política mais ativa, com isso a sociedade organizada não está mais disposta a pagar um preço tão alto, por transferi em seu nome, poder a políticos sem qualquer identificação ou compromisso com os anseios legítimos do povo.  Os cidadãos mudaram seu posicionamento diante da política representativa, pois a decisão tomada, afetará significativamente sua própria qualidade de vida, bem como de seus familiares e meio social ao qual se insere.
Sem dúvida, a velha forma de obtenção de poder, se mostrou ineficaz e perturbadoramente destrutiva, onde são amplamente discutidos e muitas vezes aceitos a retórica que a vantagem eleitoral está sempre nas mãos de candidatos com muito dinheiro, influência política e apoio de empresários e da mídia. Estamos trabalhando muito para que essa nefasta regra seja legitimamente substituída por: propostas realizáveis, histórico pessoal e apoio popular.

Portal Tabatinga- Recentemente foi divulgado na mídia que o senhor não possuía partido político, recentemente filiou-se ao PSL, de onde partiu o convite para uma possível candidatura e o que o motivou?
Sr. Jarbas – Sim, na condição de policial militar e em serviço ativo, não posso filiar-me oficialmente a partido político. Porém à luz da Constituição, uma das condições de elegibilidade é a filiação partidária, em tempo hábil e em conformidade com os procedimentos legais previstos no estatuto e leis, estamos construindo nossa pré-candidatura para a confirmação de nome para disputar as eleições. O convite partiu do próprio partido, portanto aguardamos a confirmação em convenção. O motivo de aceitar tão grandioso desafio, foi à necessidade de mostrar ao povo uma opção de mudança, pois não podemos mais padecer por causa de erros e desmandos de políticos descompromissados, respaldados, que de uma forma ou de outra, é referendado por eleitores que desconhecem o histórico pessoal de seu candidato. Além disso, é gritante o desejo de mudança e lamentar, ao olhar para o passado e viver o presente, pouco ou quase nada mudou na política representativa, fato que reflete no atual estado das coisas que vivenciamos diariamente. Uma cidade que cresceu pouco economicamente, ocasionado pela falta de visão dos potenciais existentes, como exemplo o turístico, comercial, agrícola e de serviços.
Pretendemos atuar em políticas públicas voltadas para combate à violência urbana e rural, dependência química, mobilidade urbana, valorização e intensificação de políticas direcionadas à zona ribeirinha e área indígena, desenvolver e resgatar a herança cultural de nossa terra, trabalhar para intensificar as ações de cooperação na mesorregião do Alto Solimões. É hora de construirmos um futuro melhor para nossos filhos, acreditar no potencial de cada um, confiar na esperança e na possibilidade de transformar o curso político de nossa cidade, sem fantasias ou envolta em uma nuvem de estratagemas. Precisamos resgatar a autoestima e o orgulho de ser tabatinguense, não há mais espaço para mentiras, essa é a vez do povo.

Portal Tabatinga – O senhor se sente preparado/capacitado para comandar o executivo municipal?
Sr. Jarbas – Absolutamente, meu histórico pessoal é de luta, coragem e acima de tudo fé, minha experiência está voltada ao social, pelo simples fato de acreditar que ninguém pode verdadeiramente compreender-se a si mesmo, sem conhecer os problemas e dilemas vividos por outros. Sou conhecedor das questões sociais sofridos pelos tabatinguenses na área de segurança, educação e mais recentemente saúde, nossa meta é efetivar os direitos sociais através das políticas públicas, buscando a melhoria constante da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. Portanto, a vida me preparou e o meio me capacitou. A experiência política amplamente divulgada por alguns, consiste em conhecer outros políticos de relevo, que abrem portas para trazer recursos financeiros, contratos e empresas, diante disso, não preciso me alongar, peço humildemente para qualquer cidadão fazer uma simples pesquisa, relativo aos escândalos vergonhosos e revoltantes protagonizados pela experiência política. Jamais dispensaremos a experiência, seja política partidária, de vida ou profissional, todavia, acreditamos também, em outras qualidades para um bom gestor, como exemplo: honestidade, capacidade profissional, equilíbrio, disciplina e coragem. Hoje, vivemos um momento, onde passamos a acreditar no poder do voto de opinião, ou seja, precisamos avaliar criteriosamente histórico pessoal de cada candidato, buscando obter informações fundamentais que ajudarão a tomar a melhor decisão e fazer a melhor escolha. Pela primeira vez, temos o poder de estar mais próximo dos candidatos, acompanhando a evolução da campanha, bem como a avaliação de suas ações e conhecimento ao grupo que o candidato faz parte, graças às informações que obtemos da mídia de baixo custo. Com certeza, vencerá aquele que mais se identifica com o verdadeiro proprietário do poder: o povo.

Portal Tabatinga – Como está a construção de seu grupo político para concorrer ao pleito?
Sr. Jarbas – A pouco mais de um mês, emitimos a nota, aceitando ser pré-candidato a concorrer ao cargo de prefeito de Tabatinga e a apenas 11 dias cheguei na cidade, todavia mesmo diante de extremas, dolorosas e angustiantes dificuldades, continuamos desafiando corajosamente os problemas que se abateram sobre nós. Estamos divulgando nosso nome e obtendo várias adesões de cidadãos que procuraram conhecer nosso histórico pessoal e dessa forma, se sensibilizaram em ajudar a construir nosso plano estratégico de governo para Tabatinga.
Nossa forma de adesão está fundamentada, exatamente o que pregamos, conhecer o histórico pessoal, contribuição social e comprometimento em trabalhar para o bem do povo de nossa cidade. Nosso movimento está trabalhando com a boa vontade e dedicação de pessoas que anseiam verdadeiramente por mudança. Temos apoio das Associações de Policiais, acreditam em nosso potencial, bem como de todos que valorizam os trabalhos socais abrangentes de prevenção. Estamos cortando os laços com a velha forma de fazer política em Tabatinga. Não podemos mais nos permitir ser governados por grupos, onde traçam seu destino conforme as decisões tomadas por pessoas com interesses pequenos e voltados para atender e se beneficiar com empregos e altos cargos, bolsas de estudo e contratos comerciais vantajosos, tudo às custas dos impostos da grande e esmagadora maioria de cidadãos honestos e trabalhadores. Nosso maior sonho é construir um governo voltado para o cidadão exigente que clama por mudança.
A força de trabalho dos professores, policiais, guardas municipais, militares, indígenas, garis, empresários, juventude, alunos, programas sociais e profissionais da saúde (agentes de saúde, técnicos de enfermagem e médicos), presidentes de bairros, comunidade, conselho tutelar, moto taxistas, fies de diversas denominações religiosas, taxistas, feirantes, estrangeiros residentes, funcionários do Executivo, Legislativo e Judiciário, políticos e nossos irmãos da zona rural e ribeirinha de Tabatinga, transformará esse nosso sonho em uma estrondosa realidade.

Portal Tabatinga – Sr. Jarbas, a equipe do Jornal Portal Tabatinga, agradece imensamente pela oportunidade em ter lhe entrevistado e deseja-lhe sorte nesse processo que se inicia. Faça suas considerações finais, por gentileza.
Sr. Jarbas – Agradecemos a iniciativa da equipe do Jornal Portal Tabatinga pela honra em disponibilizar espaço neste conceituado jornal e oportunidade em expor a visão, propostas e ideias dos pré-candidatos, com isso, a população tem a seu dispor, uma excelente ferramenta para avaliar e tomar a melhor decisão. Minha satisfação é o aumento do interesse das pessoas em conhecer a história da política representativa de Tabatinga. O voto de opinião, será o diferencial para aqueles que desejam a verdadeira mudança. Que Deus abençoe a todos.