Parada do Orgulho LGBT ocorre neste domingo em Tabatinga

admin

Na última terça-feira 28, foi celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBT. Manifestações foram realizadas em diversas cidades do mundo em defesa dos direitos de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. Em Tabatinga(AM), a manifestação em favor dos direitos LBGT será neste domingo 3. Esta é a 9ª edição da Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis da Tríplice Fronteira (Brasil, Colômbia e Peru). O evento começa às 15 horas na Avenida da Amizade.

Segundo consultor da UNESCO em Tabatinga, Francisco Nery, a parada visa abordar os cuidados com a saúde sexual a fim de valorizar a diversidade de gêneros: “Traz nesse contexto como saúde sexual e reprodutiva, para que seja trabalhada a questão do gênero, aí a gente desconstrói toda a questão que os fundamentalistas religiosos, traz como ideologia de gênero, e que está dentro do arcabouço da identidade de gênero e orientação sexual de cada pessoa humana”, diz.

p1030791-794698
Francisco Nery, disse que em Tabatinga não há registros de violência contra homossexuais, mais os travestis peruanos que vivem na cidade sofrem muito preconceito.

A presidente da Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis da Tríplice Fronteira, Camila Matios, fala sobre a programação do evento.“A concentração é ás 15 horas, nossa saída, caminhada prevista para ás 16h30 até a caixa econômica, voltando até a fronteira e finalizamos no palco onde terá a apresentação de artistas do Peru, Colômbia e Manaus, banda de forró que vai estar tocando, tudo de graça”, explica.

O acesso é livre para o público em geral. Vão ser distribuídos preservativos e água durante a parada, além da realização de testes rápidos e palestras sobre os cuidados necessários com as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s) e HIV/Aids.
Fonte: Rádio Nacional do Alto Solimões