Presidente colombiano Juan Manuel Santos ganha Nobel da Paz 2016

admin

Ele foi premiado pelo esforço de pacificação na Colômbia. País vive confronto com as Farc, que já dura mais de 50 anos.

img_2729

O presidente colombiano Juan Manuel Santos ganhou o Prêmio Nobel da Paz pelo esforço de pacificação do país, que vive uma guerra civil que já dura mais de 50 anos. Ele foi um dos líderes da negociação que chegou ao acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O acordo, entretanto, foi rejeitado em referendo. O anúncio da premiação foi feito nesta sexta-feira (7), em Oslo, na Noruega.

 

Muito emocionado, Santos foi entrevistado, por telefone, por um integrante do comitê do Nobel logo depois do anúncio.

“Eu recebo esse prêmio em nome do povo [colombiano], que sofreu tanto por causa dessa guerra, especialmente, as milhares de vítimas. A mensagem é: devemos perseverar até o fim dessa guerra. Nós estamos muito, muito próximos [da paz], precisamos apenas nos esforçar um pouco mais. É um ótimo estímulo para construirmos a paz na Colômbia”, afirmou.

No Twitter, Santos voltou a dedicar o prêmio para as vítimas. “Essa honrosa distinção não é para mim, é para todas as vítimas do conflito. Juntos ganharemos o prêmio mais importante de todos: A PAZ”, afirmou.

A presidente do Comitê Nobel norueguês, Kaci Kullmann Five, relativizou a reprovação do acordo no referendo de domingo (2). “O fato de a maioria dos eleitores ter dito não ao acordo de paz não significa necessariamente que o processo de paz está morto”, disse.

Fonte: G1