Filme sobre a Operação Lava Jato é destaque da semana nos cinemas

admin
Longa conta com Ary Fontoura no papel de Lula e Marcelo Serrado como Sergio Moro. Estreia está marcada para 7 de setembro

A grandiloquência de “Polícia Federal – A Lei é para Todos”, de Marcelo Antunez, começa pelo título, que pega carona nos noticiários para produzir uma ficção policial revestida de ingredientes heroicos. Os heróis, evidentemente, são os policiais federais por trás da Lava Jato, que predominam, na tela, até sobre o onipresente juiz da operação, Sérgio Moro (Marcelo Serrado).

Moro, aliás, é o único integrante da Lava Jato a aparecer com seu próprio nome e nem aparece tanto assim. Ele é mais um coadjuvante dos policiais da tela, que apesar de notoriamente inspirados em figuras conhecidas, usam nomes fictícios – caso do delegado Ivan Romano (Antonio Calloni) e dos agentes Beatriz (Flávia Alessandra), Júlio César (Bruce Gomlevsky) e Vinicius (João Baldasserini). Entre os procuradores, Ítalo Agnelli (Rainer Cadete) evidencia sua identidade com uma notória semelhança física com Deltan Dellagnol.

Já os réus são todos identificados pelo nome próprio, caso do doleiro Alberto Youssef (Roberto Birindelli), primeiro a surgir na tela. Logo a seguir, insere-se uma animação sobre a história do Brasil, defendendo que, desde o descobrimento, o país foi assolado por ratos, os reais que vieram nas caravelas e os da corrupção, com direito a imagens fugazes de diversos personagens dos noticiários.

Fonte: A Crítica