Bolsonaro está ‘consternado’ com chacinas em presídios do AM, diz porta-voz

Camila Bonfim

O presidente Jair Bolsonaro está “consternado” com as 55 mortes que ocorreram nos presídios de Manaus nos últimos dias. A informação foi divulgada pelo porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, ao ser questionado sobre o tema.

“Obviamente, o presidente está consternado pelo processo escabroso que ocorreu naquele sistema penitenciário”, disse.

Ainda de acordo com ele, o presidente determinou ao ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) que coloque toda sua força para apoiar o Amazonas e ajude a conter quaisquer atividades que venham a colocar em risco a sociedade e, em especial, os presos das unidades prisionais do Estado.

O porta-voz disse que o governo não vê indícios de que a crise enfrentada pelo sistema penitenciário do Amazonas se espalhe por outros estados do país.

“Não existem indicações nesse sentido de que essa crise possa extrapolar o âmbito do complexo penitenciário. Naturalmente, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e os órgãos de inteligência, seja do GSI, por meio da Abin, sejam os órgãos de inteligência das forças de segurança locais, estão a acompanhar e a definir procedimentos diante das análises que venham a chegar e que sejam, após essa análise, indicadores de novos posicionamentos”, informou.

Rêgo finalizou salientando que o sistema penitenciário é uma das áreas críticas da segurança pública no Brasil e que “há muitos anos não vem tendo a quantidade de recursos adequados de investimentos”.

Fonte: Acrítica.com