Cetam inicia aulas na capital e no interior do AM, nesta segunda-feira

Camila Bonfim

Nesta segunda-feira (25), o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) inicia as aulas de cursos técnicos e especializações técnicas, na capital e no interior do Estado. As turmas fazem parte do processo seletivo realizado em novembro de 2018, que ofertou 1.940 vagas, sendo 1.130 para Manaus e 810 para municípios amazonenses.

Em Manaus, as aulas serão ministradas nas três unidades parceiras do Cetam: Instituto Benjamin Constant (IBC) para 300 alunos, Escola de Educação Profissional Padre Estélio Dálison para 330 estudantes e Escola de Formação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra para 500 alunos. Esta última vem funcionando, provisoriamente, no Centro Cultural Aníbal Beça, devido à reforma de suas instalações.

Os alunos do IBC participarão de um workshop no primeiro dia de aula. Segundo a professora Ariadne Boh, diretora da unidade, a intenção é orientá-los e promover a conscientização da necessidade de melhorias na formação profissional nos dias atuais. “Também faremos o acolhimento pedagógico para informar os alunos sobre as regras acadêmicas e administrativas da instituição”, ressaltou Ariadne.

Os instrutores que atuarão nas unidades participaram de oficinas de capacitação oferecidas pelo Cetam e foram orientados quanto às competências e habilidades que os alunos necessitam adquirir durante a realização dos cursos.

Interior

No interior, devido à reorganização da estrutura administrativa de unidades do Cetam, para melhor atender as necessidades da população, somente alguns municípios começarão as aulas nesta segunda-feira. São eles: Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Barcelos, Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Careiro da Várzea, Eirunepé, Envira, Itamarati, Iranduba, Itacoatiara, Japurá, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Parintins, Santa Izabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã e Tefé.

O início dos cursos nos demais municípios ainda será informado pelas secretarias do Cetam de cada cidade.

Fonte: D24am