De mucura a jaraqui: artista amazonense cria ‘Horóscopo Cabocão’

Camila Bonfim

Com animais típicos da região amazônica, o artista plástico Jorge Bandeira, de 51 anos, criou uma versão original para o horóscopo do zodíaco na versão baré. Chamado de “Horóscopo Cabocão”, o calendário com signos utiliza referências exotéricas de cartas de tarot e a intuição do próprio artista.

Segundo o artista, a ideia do Horóscopo Cabocão surgiu há dois anos, para ser usado por um dos personagens que o artista havia criado: o Seu Gervásio. O projeto acabou sendo retomado recentemente, devido ao seu hobby com as pinturas.

“Fiz o horóscopo para o Seu Gervásio, que era um personagem típico de festas juninas que eu criei há dois anos, um cabocão brincalhão que ficava fazendo adivinhações durante a festa. Recentemente resolvi refazer alguns desenhos, mudar alguns animais e postei nas minhas redes sociais”, comentou.

A repercussão foi instantânea. Assim que Jorge publicou os desenhos com os signos, o Horóscopo Cabocão viralizou nas redes sociais, com inúmeros compartilhamentos, comentários, curtidas e uma grande quantidade de usuários seguindo os perfis do artista no Facebook e no Instagram.

“Confesso que não esperava tamanha repercussão. Fiquei sabendo quando meus amigos me mandaram prints de pessoas compartilhando o meu trabalho na internet. O mais legal é que fiz tudo de forma despretensiosa, fiz porque curto desenhar, sempre estou fazendo esse tipo de atividade”, destacou o artista.

Ao elaborar o horóscopo baré, Jorge manteve as datas da versão tradicional, com um animal para cada mês do ano, e qualidades e defeitos que cada ser representa. No caso do próprio artista, que faz aniversário em 23 de abril, o “signo” que o representa é a mucura, que tem como características do horóscopo ser atrapalhado, pidão e folgado. Veja os signos no final da matéria.

Já as características de cada signo foram selecionadas a partir do conhecimento de cartas de tarot que o artista possui, além de uma pitada de intuição. “Como também sou tarólogo, pego algumas referências de cartas de animais de poder, mas na maioria das vezes é uma coisa intuitiva. Cada um de nós tem um animal de poder e todo animal tem sua importância no planeta”, explicou.

Além da mucura, o embuá, carapanã, sapo cururu, bodó, coruja rasga-mortalha, louva-deus põe mesa, formiga tanajura, osga, jabuti, bicho preguiça e jaraqui são os outros animais que completam o inusitado horóscopo.

Professor de teatro na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Jorge Bandeira está no ramo artístico desde os anos 70, quando participou de várias companhias de teatro em Manaus. “É uma trajetória longa nesse ramo. Hoje sou um dos únicos críticos de teatro que existem na capital”, conta.

Além de ser tarólogo e professor, o artista plástico também é um dos donos do famoso sebo O Alienígena, que fica localizado no Centro de Manaus, na rua Lima Bacuri. Apesar de não ter um ateliê, o Jorge costuma expor algumas de suas obras no próprio espaço cultural do sebo.

Confira o seu signo

Fonte: Acrítica.com