NovidadesSaúde

FVS intensifica o combate à dengue durante o período de chuvas no AM

A luta contra o mosquito da dengue continua em pelo menos 45 municípios do Amazonas, incluindo a capital Manaus. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) realizou, na tarde de terça-feira (12), uma reunião de atualização do Programa de Brigadas. O evento reuniu 136 instituições públicas e privadas para receber o certificado de aptidão no enfrentamento ao aedes aegypti.

“A gente combate os transmissores durante o ano todo, mas é no período do inverno amazônico que aproximadamente 80% dos casos de dengue, zika e chikungunya são registrados por conta do acúmulo de água. Nessa época do ano, intensificamos esse combate e convocamos a população para ações estratégicas de controle afim de evitar a proliferação dessas doenças”, explica Cristiano Fernandes, diretor técnico da FVS.

As instituições capacitadas para atuar no combate à proliferação do vírus devem trabalhar de forma cooperativa e organizacional. Além dos programas internos de conscientização, dezenas de equipes treinadas também devem ocupar as ruas da capital e do interior levando informação na casa das pessoas sobre o combate ao mosquito.

Ainda na reunião, uma exposição apresentava utensílios usados por agentes na luta contra a proliferação do aedes aegypti. Além das ferramentas, um microscópio também chamava a atenção de quem passava pelo local e podia conferir em dimensões microscópicas como são os ovos do mosquito.

A fundação também mostrou as diversas fases de desenvolvimento da dengue, desde os ovos, passando pela transformação em larvas até o nascimento do mosquito. As proporções minúsculas em que a espécie se desenvolve alertam ainda mais para o dobro de atenção com a causa.

Dúvidas, orientações e esclarecimentos poderão ser obtidos por meio do telefone (92) 3182-8517, com o Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social NES, da FVS.

Fonte: Em Tempo

Related Articles

Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker