Prefeito de Maués é eleito presidente da Associação Amazonense de Municípios

Camila Bonfim

O prefeito de Maués, Júnior Leite (PROS), foi eleito presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM) para o biênio 2019/2021. Ele venceu uma votação acirrada com a diferença de apenas um voto a mais que o prefeito de Manaquiri, Jair Souto (PMDB). Prefeitos de 53 municípios escolherem na tarde desta sexta-feira (29) a nova diretoria da AAM através de votação secreta.

O líder do Executivo de Benjamin Constant, David Bermeguy, foi eleito vice-presidente da Associação. Na última segunda-feira (25), o prefeito de Envira, Ivon Rates, abriu mão de sua candidatura a presidente na chapa em favor de Júnior Leite. Bermeguy, que era candidato a presidente, topou compor com Leite, com discurso de unidade na AAM.

“O resultado mostra a união dos prefeitos e a busca de uma associação mais eficiente, proativa e que defenda os interesses dos municípios. O desafio é grande. Precisamos reestruturar a associação. Tenho certeza que com humildade e trabalho a gente consegue fazer uma associação mais representativa”, disse Junior, que é sobrinho do deputado federal Sidney Leite (PSD).

Nos bastidores, o prefeito de Maués conta com o apoio do governador Wilson Lima (PSC). Maués foi o primeiro município a ser visitado por Wilson na condição de governador. Júnior Leite também foi o primeiro líder político local a declarar apoio a Wilson no interior do Amazonas no segundo turno das eleições gerais. 

Jair Souto tinha como principal aliado o senador Eduardo Braga (MDB), além do apoio do deputado federal Silas Câmara.

Além do presidente e vice-presidente, os prefeitos também elegeram primeiro e segundo secretários, primeiro e segundo tesoureiros. Foram escolhidos também os cargos do Conselho de Vice-Presidentes Regionais (Alto Solimões, Triangulo Jutaí/Solimões/Juruá, Purus, Juruá, Madeira, Alto Rio Negro, Rio Negro/Solimões, Médio Amazonas e Baixo Amazonas) e dos membros do Conselho Fiscal. 

Antes da votação, o presidente da AAM, Andreson Cavalcante, prestou contas das ações desenvolvidas na gestão 2017/2018.  Andreson assumiu a presidência em substituição a João Medeiros Campelo, que deixou o cargo para ocupar uma função no Poder Executivo Estadual. Como vice-presidente da AAM, o prefeito de Autazes foi conduzido à direção da Associação onde ficou no cargo por 10 meses.

Mandato

Entre as propostas que pretende implementar, Júnior Leite citou a criação de um núcleo de projetos da associação. “Para conseguir viabilizar os pleitos dos municípios que por vezes perdem recursos por não conseguir apresentar a tempo hábil e cumprir todas as exigências dos governos federal e estadual relativo a recursos de emendas e convênios”, afirmou.

Ele afirmou que em sua gestão a AAM será independente e harmônica. “O caminho é o diálogo para a gente construir e reformular as distorções que vem se consolidando nos últimos anos nesta tão gritante diferença entre a capital e os municípios do interior do Amazonas”, ponderou.

Confira abaixo a composição da nova diretoria da AAM.

PRESIDENTE: CARLOS ROBERTO DE OLIVEIRA JÚNIOR – MAUÉS

VICE-PRESIDENTE: DAVID NUNES BEMERGUY – BENJAMIN CONSTANT

1º SECRETÁRIO: ANDRESON ADRIANO OLIVEIRA CAVALCANTE – AUTAZES

2º SECRETÁRIO: DENISE DE FARIAS LIMA – ITAPIRANGA

1º TESOUREIRO: JOCIONE DOS SANTOS SOUZA – NOVO ARIPUANÃ

2º TESOUREIRO: ERALDO TRINDADE DA SILVA – BOA VISTA DO RAMOS

Fonte: Acrítica.com