Notícia LocalNovidades

Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Tabatinga realiza Emissão de Alerta da Cheia

O evento aconteceu hoje (15) no auditório da UEA. Participaram do evento autoridades locais como representantes da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, lideranças de diversas comunidades, vereadores, Corpo de Bombeiro, secretários municipais, acompanhados do prefeito em exercício Sr. Plínio Cruz. Bem como autoridades dos países vizinhos, Colômbia e Peru.

O Secretário Municipal de Proteção e Defesa Civil Sr. Gildasio Araújo da Silva, discorreu sobre o período das cheias que se aproxima, onde ocorre um aumento nos índices pluviométricos para níveis superiores aos da normalidade hidrológica, comprometendo necessariamente a segurança, com severo impacto negativo à comunidade afetada.

O Secretário explanou também que o alerta no município de Tabatinga baseia-se em dados do Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (CENAD), Sub comando de Ações de Defesa Civil (SUBCOMADEC), Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM). E também nas condições monitoradas de órgãos parceiros do Peru (INDECI, SENAMHI, COER), que acompanham a evolução hidrológica e climatológica do Peru.

É importante enfatizar que durante a emissão do alerta, o Secretário informou que este ano teremos uma cheia no Alto Solimões de médio a grande porte. Na oportunidade foi assinado pelo prefeito em exercício Sr. Plínio Cruz o Plano de Enfrentamento a Inundação Gradual 2019.

O vice-prefeito ressaltou a importância do evento para o planejamento do poder público, assim como de toda a sociedade, pois conhecendo a problemática fica mais fácil trabalhar ações especificas para a situação de anormalidade, diminuindo o sofrimento da população.

Fonte e Foto: Portal Tabatinga

Related Articles

Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker