Wilson Lima anuncia mudanças no governo; Carlos Almeida deixa Susam e vai à Casa Civil

Camila Bonfim

O governador do Amazonas, Wilson Lima, iniciou movimentos de reforma administrativa. Ele anunciou mudanças no Governo do Estado, entre elas a saída do vice-governador Carlos Almeida da titularidade da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) para assumir o cargo de chefe da Casa Civil. O doutor em saúde pública pela Fiocruz Rodrigo Tobias assume a Susam.

Entre outras alterações na administração do Estado estão extinção de cinco secretarias extraordinárias; a união da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) com a Secretaria de Política Fundiária (SPF); e a incorporação da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico (AADES) dentro da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti).

“Estamos otimizando a máquina pública estadual, com isso reduzindo custos e buscando aprimorar serviços”, disse o governador. Lima também decidiu fazer a troca de alguns secretários de Estado, como Leandro Benevides, que estava na Casa Civil, e agora vai assumir o escritório da Representação do Amazonas em São Paulo.

“Saúde é prioridade neste governo, tanto que, ao chegar, coloquei a segunda pessoa mais importante da administração para assumir a função de secretário de saúde. Carlos Almeida cumpriu um papel fundamental e, agora, vem pra junto de mim para ajudar a fazer as mudanças necessárias e estruturais em todas as outras pastas”.

Os secretários extraordinários Marcelo Alex e Luís Mario Bonates, foram exonerados, da mesma forma que a secretária Keit Maciel. O presidente da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico (AADES), Mike Ezequias dos Santos, também deixa a equipe de governo.

“As outras mudanças são necessárias por conta da extinção das secretarias extraordinárias e a incorporação da SPF pela Seinfra e da Aades pela Seplanct. Estamos preparando e melhorando a estrutura do governo para tornar a administração mais eficiente e mais forte”, declarou Wilson Lima.

Fonte: Acrítica.com