UPA Tabatinga inicia campanha de prevenção a DST no Carnaval

admin

É tempo de Carnaval e o cuidado para evitar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DST) precisa ser redobrado. Para ajudar os foliões a se divertirem com segurança, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tabatinga, em parceria com Unidades Básicas de Saúde (UBS) do munícipio, realizarão uma série de ações preventivas junto à população no período de festas.

A campanha de conscientização já começa antes da semana de Carnaval, com a distribuição de material informativo e preservativos. Profissionais de saúde da UPA ficarão em um stand na frente da unidade informando a população sobre os riscos das DST e os cuidados necessários para evitar o contágio, além da importância do uso da camisinha. A meta é que 14 mil preservativos sejam distribuídos.

IMG_2224

IMG_2231

“Muitas pessoas procuram a unidade de saúde apresentando sintomas, ou seja, quando já contraíram alguma doença sexualmente transmissível. Por isso, é importante sensibilizar a população sobre a necessidade do preservativo. A camisinha é a arma mais importante no combate a essas doenças”, afirma a diretora da UPA, Pauline Campos.

AIDS, HPV, hepatites virais, sífilis e herpes são algumas das doenças que podem ser evitadas com o uso da camisinha. Além disso, o preservativo é o método mais adequado para evitar uma gravidez não desejada.

IMG_2216

A UPA Tabatinga também dispõe entre seus serviços a profilaxia pós-exposição sexual (PPE), um procedimento que consiste no uso de medicamento em no máximo até 72 horas após o contato sexual visando reduzir o risco de transmissão do HIV, como nos casos de sexo desprotegido. A pessoa que tenha sido exposta ao vírus é acolhida, orientada e avaliada por profissionais de saúde capacitados que oferecem o teste diagnóstico do HIV.

Referência no atendimento da população do Alto Solimões, a UPA Tabatinga é gerenciada pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) em parceria com o Instituto Novos Caminhos – Organização Social.

Fonte e fotos: Comunicação UPA- TBT