AM apreende cerca de 1t de droga nos primeiros meses de 2016, diz SSP

admin

Cerca de uma tonelada de entorpecentes foram apreendidas no estado do Amazonas desde o início de 2016. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (17) durante uma palestra realizada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) no Comando Militar da Amazônia (CMA), Zona Oeste de Manaus.

Em 2015, cerca de 10,5 toneladas de drogas foram apreendidas. O número é superior ao registrado nos dez anos anteriores. A SSP destacou que a maioria do material possui alto teor de pureza, possibilitando gerar quantidades três vezes maiores de drogas para venda.

O secretário Sérgio Fontes afirmou, em nota, que o combate visa desarticular o crime organizado. “Não é nosso principal foco de ação, mas precisava ser feito algo para frear as investidas dos grupos criminosos, para que o Amazonas inicie uma tendência de redução de crimes violentos, como os homicídios”, disse.

img_2983-novaSecretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)

Uma base a 59km do município de Tabatinga foi montada em 2015 para combater o tráfico de drogas. A “Base Anzol” tem posição estratégica para fiscalizar as embarcações que navegam no Rio Solimões. As Forças Armadas, além de agentes da Polícia Federal com apoio de policiais militares e civis atuam na base.

Apreensões
O secretário destacou ainda que as ações neste ano renderam bons frutos, como a apreensão de 200kg de entorpecente no município de Santo Antônio do Içá, a 878km da capital. A droga foi encontrada no interior de uma embarcação.

Na manhã de quarta-feira (16), a Polícia Civil apreendeu 345kg de drogas, que estavam armazenados em tubos de PVC. A droga estava em posse de um colombiano de 41 anos, que confessou que o entorpecente seria distribuído na capital.

O secretário ressaltou que cerca de 70% das mortes ocorridas em 2015 possuem ligação com o tráfico. “Nosso mapeamento apontou áreas na Zona Norte como sendo de grande incidência de homicídios. E nas ações prendemos pessoas ligadas ao tráfico de drogas e em posse de entorpecentes”, concluiu.

Fonte: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2016/03/am-apreende-cerca-de-1t-de-droga-nos-primeiros-meses-de-2016-diz-ssp.html