8° BPM REALIZA OPERAÇÃO EM BELÉM DO SOLIMÕES

admin

No dia 16 de março de 2016, o 8° Batalhão de Policia Militar de Tabatinga realizou uma operação na Comunidade Indígena de Belém do Solimões (Ticunas e Cocamas), distante cerca de 60 km da cidade de Tabatinga-AM. Participaram da ação 11 policiais militares devidamente acompanhados por representantes da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), através do Distrito Sanitário do Alto Solimões (DSEI Alto Solimões).

IMG_0028

IMG_0027

No local foi apresentado o efetivo dos PMs ao cacique de Belém de Solimões, visto que o respeito as tradições e rituais indígenas fossem devidamente respeitados durante o transcorrer da ação. Com a ajuda do cacique demais comunitários indígenas foram apreendidos e destruídos mais de 1.000 (mil) latas de cervejas e mais 300 (trezentos) “corotes” de cachaça. Foram averiguados ainda denuncias de locais de venda de entorpecentes e homizios de infratores da lei, entretanto não foram localizados ilícitos criminais dessa natureza. No final da ação, a comunidade ajudou na destruição das bebidas alcoólicas apreendidas.

IMG_0030

A ação atende a um clamor público da comunidade indígena e uma determinação no Ministério Público Federal para que a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas realize o policiamento ostensivo nas comunidades indígenas do Alto Solimões, ainda que ocorra controvérsia sobre a competência legal, visto que o indígena e suas terras são entes da União, porém as comunidades indígenas precisam de policiamento ostensivo e o Comando Geral da Policia Militar já vislumbra a possibilidade de intensificar as ações de segurança pública nessas comunidades indígenas, inclusive com a permanência de viaturas e policiais militares nessas comunidades.

IMG_0026

 

Fonte: Comando do 8° Batalhão da Policia Militar