Aumenta o número de pessoas com sífilis em Tabatinga (AM)

admin

A coordenação de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS) em Tabatinga (AM) realiza campanha de prevenção durante todo o ano. Uma das atividades é a realização de testes rápidos para detectar HIV, sífilis, hepatites B e C.

De acordo com o coordenador do programa DST-AIDS no município, Arnoldo Ferreira, a sífilis é a de maior incidência na região.

Quem tiver interesse em fazer o teste pode procurar atendimento  na Coordenação do Programa DST- AIDS, ao lado da Clínica Conceição Xavier, bairro São Francisco. Se o teste der positivo, o tratamento logo é iniciado.
preservativos
A sífilis se desenvolve em estágios e os sintomas variam de acordo com os estágios da doença. A estudante de medicina, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Alecxandra Jankaukas, explica os sintomas. “Ela tem estágios. Inicialmente são feridas indolores nos genitais, no reto ou na boca. Elas têm tendências a desaparecer. E no segundo estágio elas são caracterizadas por erupções cutâneas, ou seja, bolas na pele. A pele fica em relevo. Elas desaparecem. E já na terceira forma, ela (a sífilis) pode causar danos no cérebro, nos olhos, nos nervos e até no coração”, explica Alecxandra.
A melhor forma de prevenção é o uso do preservativo, alerta o coordenador do programa DST/AIDS.

Fonte: Rádio Nacional do Alto Solimões