Resultado do Enem 2016 deve ser divulgado no dia 19 de janeiro de 2017

admin

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016  está previsto para ser divulgado no dia 19 de janeiro de 2017 para todos os candidatos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O gabarito oficial dos dois dias de prova será divulgado dia 09/11 na página do Inep (portal.inep.gov.br) e no aplicativo do Enem. Para candidatos amazonenses, o nível de dificuldade das provas foi alto, como nas edições anteriores, mas com questões mais trabalhosas.

show_enem

O estudante Matheus Yakson, 18, disse que, no primeiro dia, as questões de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” estavam mais complicadas para serem respondidas. “Mas de todas as disciplinas a de química foi a mais difícil. A prova tinha cálculos complicados e a gente não tinha muito tempo para responder. Em física as questões também exigiam muita concentração do aluno, mas estavam mais fáceis”, afirmou.

Para a recepcionista Tayna Mendes, 19, o exame foi cansativo nos dois dias. As questões, embora não tão extensas como nas edições anteriores, traziam as mesmas dificuldades para serem resolvidas, conforme a jovem. “São perguntas muito bem elaboradas, que a gente precisa ler bastante para responder. Mas, pra mim, a matemática sempre é a prova mais difícil de encarar e essa não foi diferente”, disse.

Redação
Como sempre, o Enem 2016 manteve a tradição de abordar temas de relevância social e presentes no cotidiano dos estudantes. O tema da redação, por exemplo, “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, é um assunto que ganha cada vez mais espaço na grande mídia. “Várias novelas já trouxeram esse assunto para debate. Isso ainda está fresco na memória”, lembrou a industriária Rosângela Ferreira, 25.

Para Keila Melo, 18, o tema não poderia ter sido melhor, uma vez que está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. “A intolerância religiosa é algo que ainda acontece muito no nosso País. As pessoas não respeitam as opiniões das outras e isso é motivo de conflitos desnecessários. É importante que o Enem traga temas como este para os jovens discutir e criar consciência”, observou.

O Amazonas teve mais de 194,1 mil inscritos no Enem 2016, porém mais de 75,5 mil deles não fizeram as provas, que aconteceram no último final de semana em 56 locais definidos pelo Inep no Estado, colocando o Estado como o líder em abstenções  (37,3%) do País, seguido pelo Mato Grosso do Sul (34,6).

Provas mais trabalhosas a cada ano
Na análise feita por uma equipe de professores das escolas Idaam, de modo geral, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 foi muito bem elaborado, estava acessível em termos de conteúdo, mas muito trabalhoso. Isso bateu com a grande questão do Enem: o tempo. Muitos candidatos não tiveram tempo suficiente para resolver a prova.

De acordo com a diretora das escolas Idaam, Ludmylla Gonçalves, no caso do tema da redação, apesar de ser tratado como polêmico, deu oportunidade por ser acessível. “Todo aluno acaba tendo conhecimento sobre esse tema e facilidade para trabalhar com ele. Agora, é um tema que se o aluno não está preparado pode correr o risco de ferir direitos humanos e alguns critérios que acabam zerando a nota da redação”.

Comparando com as edições anteriores, ela destaca que, nos últimos dois anos, a prova não mudou muito, a questão é que está mais trabalhosa. A prova de matemática deste ano estava com raciocínio acessível, porém exigindo muito cálculo. “Uma coisa que nos agradou foi ver a presença da filosofia na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Esse foi o diferencial desta edição”.

Ainda segundo ela, as provas de química, biologia e física tinham conteúdo de séries variadas  “A prova veio muito equilibrada exigindo conhecimento de todas as séries do ensino médio”.

Para ela, o Enem deixou de ser aquela prova que o aluno, por interpretação ou por vivência, conseguiria resolver. Agora, mais do que nunca, ele precisa ter conteúdo.

Fonte e foto: site ACrítica