Eduardo Braga acerta com o ministro da Integração Nacional as primeiras ações de socorro às vítimas das cheias no AM

admin

O senador Eduardo Braga (PMDB/AM) debateu, nesta terça-feira (14/02), com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, as primeiras providências a serem tomadas para socorrer a população amazonense atingida pelas cheias dos rios amazônicos.

“Conforme prometi, vim buscar apoio. Podemos amenizar o sofrimento do nosso povo se agirmos rápido e de forma preventiva, socorrendo e ajudando nossa gente a enfrentar esses desafios”, declarou o parlamentar.

Na reunião, o ministro se prontificou a encaminhar kits de assistência humanitária, que incluem água, alimentos e colchões, a municípios cujas calamidades naturais já sejam  reconhecidas pelo governo federal.

“Estamos conversando com as prefeituras de Ipixuna e Guajará, pois são os municípios amazonenses que já estão com Situação de Emergência decretada”, destacou Eduardo Braga. “Precisamos saber quais as necessidades e prioridades das prefeituras para atuar junto ao Ministério da Integração Nacional no sentido de ajudar na liberação dos recursos necessários”, completou.

Dificuldades – A situação de quatorze municípios do estado é monitorada pelos órgãos e instituições competentes. Guajará e Ipixuna, na calha do Juruá, são os que enfrentam maiores dificuldades. As águas dos rios inundaram residências, espaços públicos, escolas e instalações de comunicação e de geração de energia

Na zona rural, famílias perdem suas plantações de feijão, arroz, milho, banana e farinha de mandioca. O gado e outras criações de animais que ainda sobrevivem à enchente estão sendo transferidos das áreas de várzea para a terra firme.

Juruá, Carauari, Envira, Eirunepé e Itamarati, todos na calha do Juruá, estão em situação de Alerta. Entraram em situação de Atenção os municípios de Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Tonantins e Atalaia do Norte, na calha do Solimões.

Foto: Ministério da Integração Nacional