Brasil

Aeroportos da Infraero superam a meta de satisfação dos passageiros

A Infraero, que continua sendo a maior operadora aeroportuária da América Latina, opera oito dos 15 aeroportos avaliados com nota superior a quatro na pesquisa de satisfação do passageiro realizada no terceiro trimestre (julho a setembro) deste ano pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. O resultado é superior à nota 4 definida pelo Governo Federal.

Nas notas gerais dos aeroportos da empresa, Congonhas, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife e Santos Dumont tiveram desempenho avaliado entre bom e muito bom. Entre esses terminais, os destaques ficaram com Cuiabá, que teve uma evolução de 19% em sua nota na comparação com o mesmo trimestre de 2016, e Curitiba (4,76), Santos Dumont (4,45) e Recife (4,42), que tiveram notas acima da média (4,42) na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros por ano.

“Os resultados refletem a atenção e o monitoramento frequentes que a Infraero tem com seus aeroportos, fazendo o intercâmbio de melhores práticas entre os terminais, sempre buscando o melhor resultado para atender aos seus clientes, sejam eles passageiros, empresas aéreas, concessionários e órgãos públicos. Como visto nos resultados, a Infraero prima pela cordialidade com os usuários dos aeroportos.”, afirma o presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira.

A avaliação varia de 1 a 5 (muito ruim, ruim, regular, bom e muito bom) e envolve 37 indicadores que englobam infraestrutura aeroportuária, facilidades ao passageiro, companhias aéreas, órgãos e transporte públicos. Salvador, que também é administrado pela Infraero, teve nota geral muito próxima à meta (3,95), com uma evolução de 2,3% em comparação à pesquisa do mesmo período de 2016.

Entre os 37 indicadores, a Infraero se destacou em facilidade de desembarque no meio-fio, tempo na fila e confiabilidade na inspeção de segurança, cordialidade dos funcionários da inspeção, qualidade da sinalização, disponibilidade e qualidade de painéis de voo, disponibilidade e limpeza de sanitários, oferta de assentos nas salas de embarque, sensação de segurança, confortos térmicos e acústicos, tempo de fila e cordialidade no check-in, restituição de bagagem, serviços de imigração e aduana e transporte público.

Mais aeroportos em avaliação

A Infraero terá mais aeroportos sob a avaliação dos passageiros. A partir do mês que vem, os aeroportos de Belém (PA), Maceió (AL), Goiânia (GO), Vitória (ES) e Florianópolis (SC) passam a integrar a Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro. Com essa inclusão, 87% da movimentação de passageiros será coberta pela pesquisa. “Queremos ampliar esse escopo e ver como anda os demais terminais brasileiros em relação à gestão e a entrega dos serviços aos usuários do transporte aéreo”, disse o secretário Nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, ao site do ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

Metodologia

A pesquisa da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil avaliou os aeroportos de Brasília, Confins, Congonhas, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Galeão, Guarulhos, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, Santos Dumont e Viracopos. Ao todo, 13,6 mil passageiros em voos domésticos e internacionais foram entrevistados.

Os dados têm um intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 5%. As entrevistas com os passageiros foram feitas nos horários de maior fluxo nos aeroportos, de acordo com o planejamento de voos regulares aprovados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a fim de que seja obtida a opinião do passageiro no momento em que o aeroporto apresenta maior concentração de atividades em operação.

A pesquisa completa está disponível no endereço http://www.transportes.gov.br/ultimas-noticias/5413-pesquisa-de-satisfa%C3%A7%C3%A3o-do-passageiro-passar%C3%A1-a-ter-20-aeroportos-avaliados.html

Related Articles

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker