Secretaria de Saúde realiza caminhada no Dia Mundial de Combate à Aids

admin

Dia 01 de dezembro é comemorado o Dia Mundial de Combate à Aids e a Secretaria de Saúde promoveu uma caminhada com alunos e comunidade em geral para massificar a campanha. Os colaboradores realizaram realizando testes rápidos e distribuição de preservativos.

O Dia Mundial de Combate à AIDS, internacionalmente definido como o dia 1° de dezembro, é uma data voltada para que o mundo una forças para a conscientização sobre a Síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA). Desde o final dos anos 80, tal dia vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo.
É um dos 8 dias mundiais relacionados com a saúde que é celebrado a nível global (Dia Mundial da Saúde, Dia Mundial do Doador de Órgãos, Dia Mundial da Imunização, Dia Mundial da Tuberculose, Dia Mundial sem Tabaco, Dia Mundial da Malária e Dia Mundial contra Hepatite). A entidade responsável é Organização Mundial de Saúde.

=> Estatísticas (dados 2016)
•Pessoas que vivem com HIV – 36,7 MilhõeS
•Novos casos de infecção – 1,8 Milhões (5,000 novas infecções por dia)
•Mortes relacionadas com HIV – 1 Milhão
•Pessoas vivendo com HIV e acesso a anti-retrovirais – 20,9 Milhões
•Pessoas que sabem que têm HIV – só 70% dos infectados sabem que têm a doença

Por que é importante ter um Dia Mundial de Luta contra a Aids?
A Aids, até o momento, é uma doença que não possui cura, portanto, é necessária uma proteção eficiente contra ela. Ao criar um Dia Mundial de Combate à Aids, o objetivo era chamar a atenção sobre esse problema, desde sua prevenção até seu tratamento, e acabar com o preconceito.
É importante mostrar para a população que não se contrai Aids com um simples aperto de mão ou abraço em um paciente. É importante mostrar também que uma pessoa com o vírus pode relacionar-se e trabalhar normalmente. Além disso, deve-se mostrar que, hoje, a Aids não é uma sentença de morte e que é possível, sim, viver bem com a doença. Porém, também devemos nos preocupar com sua transmissão, uma vez que é uma doença sem cura e que pode afetar a qualidade de vida de uma pessoa.
O dia 1º de dezembro serve, portanto, como um alerta sobre a Aids e como uma forma de repensarmos nossas atitudes com os portadores da doença. Não se trata de um dia exclusivo para informações de saúde, é um dia que também nos remete à compaixão e solidariedade.

Fonte: Secom PMT