NovidadesSaúde

Centro Materno Infantil é inaugurado na Unidade Prisional de Tabatinga

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inaugurou o primeiro Centro Materno Infantil para internas da Unidade Prisional de Tabatinga (UPT), na manhã desta segunda-feira (15).

Para a construção do espaço foram investidos recursos através do Fundo Nacional de Saúde (FNS), repassados pelo Ministério da Saúde ao Fundo Municipal de Saúde para uso exclusivo de assistência médica do sistema carcerário, com equipamentos adquiridos por meio de convênio da Seap com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Estiveram presentes na inauguração, o prefeito de Tabatinga, Saul Bermerguy; o secretário municipal de Saúde, Marlen Riglisson; e o coordenador de Saúde do Sistema Prisional do Amazonas, Williams Damasceno, representando a Seap.

A Seap contribuiu para o andamento do projeto do Centro Materno Infantil e na escolha dos equipamentos. Constam no espaço berçários, camas, consultórios odontológicos e farmácia para atender as necessidades das detentas e dos recém-nascidos.

Segundo Williams, a importância do Centro Materno Infantil para a Unidade Prisional de Tabatinga (UPT) é a de garantir à mulher privada de liberdade, em condição de gestante, os direitos de amamentar, assim como a assistência médica especial em casos de gravidez de risco.

“Com isso é oferecida uma condição humanizada que garante os direitos básicos e apropriados de um resguardo para que a mãe e o bebê tenham a privacidade necessária a esse momento especial de intimidade, que é fundamental para o crescimento saudável da criança”, disse o coordenador de saúde da Seap.

Outras unidades prisionais do estado também receberam o Centro Materno Infantil, como o Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF) e a Penitenciária Feminina de Manaus (PFM), na capital, e a Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI). O próximo Centro Materno Infantil a ser inaugurado será em Maués, com previsão de inauguração para o segundo semestre deste ano.

Fotos: Secom PMT

Fonte: /manausalerta.com.br/centro-materno-infantil-e-inaugurado-na-unidade-prisional-de-tabatinga/amp/

Related Articles

Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker