Representantes de Ufam e UEA discutem rumos da educação no Amazonas

Camila Bonfim

Representantes de várias unidades ligadas a universidades públicas do estado que oferecem os cursos de licenciaturas se reuniram em um encontro, na tarde desta quarta-feira (12), em Manaus para discutir a situação da educação no País e as consequências de mudanças que atingem o ensino no Estado.

O debate aconteceu na unidade do Museu da Amazônia (Musa) localizada no Centro e reuniu professores da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Entre os assuntos abordados estiveram os cortes das verbas federais e as consequências para os diversos níveis desde a educação Infantil até o Ensino Superior.

Para a diretora da faculdade de artes da Ufam, Rosemara Staub, é preciso discutir o assunto entre as partes envolvidas já que a educação tem que ser prioridade em qualquer campo.

“A licenciatura é um campo importante e isso não pode ser abalado pelas circunstâncias que o País está vivendo atualmente. Porque isso mexe em vários caminhos desde a formação profissional como também da manutenção da profissão. Não tem como mudar o crescimento econômico do país sem investir na educação”, disse.

Já para um dos representantes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Amazonas, Sanderson Oliveira, a atual situação em torno da educação no Brasil preocupa e, por isso, é preciso levantar a discussão.

“Existe no momento um contexto adverso para a educação em todos os níveis, tanto da educação infantil e ensino médio, como superior. Medidas que estão sendo tomadas e impactam diretamente nessas áreas. Por isso a necessidade de discutir o assunto com os integrantes desse contexto e tentar traçar alternativas e medidas em conjunto”, afirmou.

Fonte: Acrítica.com