Ministério da Saúde lança medidas para prevenir Coronavírus em povos indígenas

Camila Bonfim

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena, apresenta aos povos indígenas, aos gestores e colaboradores medidas que podem ajudar a prevenir o contágio com o Novo Coronavírus. As iniciativas estão previstas no “Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19) em Povos Indígenas” elaborado pela equipe técnica da SESAI traz orientações de como deve ser o atendimento aos indígenas com sintomas relacionados ao COVID 19.

De acordo com o documento, os casos suspeitos de COVID-19 terão prioridade no atendimento à população de modo a diminuir o tempo de contato com os indígenas presentes no local de atendimento. O registro do atendimento também deve ser feito no prontuário do paciente e também deverá ser inserido no Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI), no menor tempo possível.

Além disso, o Plano de Contingência orienta as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) e pede que os Agentes Indígenas de Saúde e Agentes Indígenas de Saneamento também recebam as informações para que possam ajudar na conscientização da comunidade sobre as medidas de prevenção e controle da doença, na identificação precoce de sinais e sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Os integrantes das equipes multidisciplinares também devem ser capazes de compreender o fluxo de encaminhamento dos casos suspeitos da COVID-19 e adotar as medidas de proteção individual diante de um caso suspeito.

O Ministério da Saúde também elaborou um documento com recomendações à Fundação Nacional do Índio – FUNAI abordando, especialmente, o acesso às terras indígenas. O ofício pede à FUNAI que adote medidas restritivas à entrada de pessoas em todos os territórios indígenas devido à vulnerabilidade das populações indígenas às doenças respiratórias, o que aumenta o risco de agravamento em caso de contágio pelo novo coronavírus. O Ministério da Saúde também recomendou que sejam reforçadas as restrições de acesso a territórios habitados por povos isolados ou de recente contato, incluindo a necessidade de quarentena para profissionais de saúde e membros da FUNAI antes do acesso a esses povos.

Segundo o Secretário Especial de Saúde Indígena, Robson Santos da Silva, o material entregue aos gestores e colaboradores da Saúde Indígena também pode ser acessado por toda a comunidade indígena e não-indígena. “Fizemos questão de disponibilizar tudo no Portal do Ministério da Saúde, na área da Saúde Indígena, para que todos possam conhecer nossas recomendações, nossas ações e nos auxiliar na prevenção do Novo Coronavírus” afirmou Robson.

Ao todo, o Ministério da Saúde, por meio da SESAI, produziu e disponibilizou 12 documentos com informações e orientações destinadas aos 34 Distritos Especiais de Saúde Indígena responsáveis pelo atendimento a quase 800 mil indígenas aldeados em todo o Brasil.

Fonte: https://blogtadeudesouza.com.br/?q=294-conteudo-171605-ministerio-da-saude-lanca-medidas-para-prevenir-coronavirus-em-povos-indigena