Notícia LocalNovidades

Alto Solimões: Santo Antônio do Iça confirma primeiro caso de COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Iça, divulgou nesta quarta-feira (25) o primeiro caso confirmado de coronavírus no município.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, o paciente é um médico da Saúde Indígena do DSEI, que testou positivo para o Covid-19.

Em um depoimento feito pelo médico em suas redes sociais, ele acredita ter contraído o vírus durante sua viagem aos estados de Santa Catarina e Paraná, ou ainda durante sua viagem de lancha até Santo Antônio do Içá.

O médico chegou a Santo Antônio do Içá no dia 18 de março de 2020, onde até então estava assintomático. Teve um pouco de tosse, onde prontamente fez o uso de máscara e todos os protocolos de higienização durante seus atendimentos.

O médico está em isolamento domiciliar desde o dia 19 está sendo monitorado pela Vigilância em Saúde do município.

Até o momento, este é o primeiro caso confirmado no Alto Solimões.

Lembrando que a Prefeitura de Tabatinga, continua com as recomendações para que população fique em casa e continuem seguindo as recomendações da OMS.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.

Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Iça e GGI FRON – Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira

Foto: Amazonas Atual

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios