Coronavírus: Amazonas tem 31 casos curados e fora do risco de transmissão

Camila Bonfim

Em meio ao crescente número de casos de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19) no Estado, a diretora presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Pinto, informou que 31 pessoas já foram curadas do vírus e estão fora do risco de transmissão. O número foi confirmado no início da tarde desta quarta-feira (1), durante coletiva on-line feita diariamente para atualização de dados.

O primeiro caso curado foi o da primeira paciente confirmada com coronavírus no Estado. A mulher, de 39 anos, foi diagnosticada com o vírus no dia 11 de março. Ela contraiu a Covid-19 durante viagem para Londres. A paciente respeitou os 14 dias de isolamento domiciliar e somente depois de testada novamente recebeu ‘alta’. Ainda nesse período, ela foi monitorada tanto pela FVS quanto pela Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam). 

O vírus, que ainda não tem vacina, tem sido amplamente estudado no mundo. No Amazonas, esta sendo desenvolvida a pesquisa clínica ‘CloroCovid19’, liderada pelo médico infectologista Marcus Vinícius Lacerda, da Fiocruz Amazônia e da Fundação de Medicina Tropical (FMT-HVD), que tem como objetivo avaliar a eficácia da medicação Difosfato de Cloroquina em pacientes com diagnóstico de doença respiratória grave.

Fonte: D24am