Governo do Amazonas discute estratégias de segurança para o turista na Copa de 2014

admin

seminario-sobre-segurança-ao-turista-na-copa-2014-fotos-roberto-carlos-drt-am-087-1-300x188O Governo do Amazonas, através da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-Copa), discute, com especialistas internacionais, estratégias focadas na segurança do turista que virá prestigiar o evento Copa do Mundo FIFA de 2014TM. A ação dá continuidade ao cronograma de preparação para o Mundial de Futebol. No ano passado, o Estado realizou treinamentos também na área de segurança pública.

As estratégias de segurança são tema do “1º Seminário Internacional Sobre Segurança do Turista na Copa de 2014”, promovido pela Amazonastur, que iniciou nesta quinta-feira e termina amanhã, 22 de março, no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), no Distrito Industrial, zona sul de Manaus. O evento trouxe especialistas internacionais para palestrar acerca de experiências vividas em grandes eventos.

A segurança está sendo tratada como um dos eixos prioritários pelo Governo do Estado, no cronograma de ações de preparação para a Copa de 2014, desde o anúncio oficial de que Manaus é uma das 12 cidades sede, informou o coordenador da UGP-COPA, Miguel Capobiango. “Depois de várias conversas com os diversos órgãos do executivo estadual chegamos ao consenso de que a questão da segurança é um dos requisitos mais exigidos numa Copa do Mundo. Isso tem que ser discutido e executado também de forma específica quando recebemos turistas”, disse.

De acordo com a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, o evento entra para o portfólio de ações que o Amazonas está realizando na área de segurança a fim de atender turistas estrangeiros e nacionais. Ao término do seminário será elaborada uma carta de recomendação que atesta essa preocupação do Governo do Estado em oferecer condições atrativas de segurança para os turistas.

“A maioria dos turistas estrangeiros não tem ideia de como a segurança é trabalhada nas capitais brasileiras. Quando nós fazemos esse tipo de evento fica evidente que há um cuidado, há algo sendo feito em relação à segurança para o turista”, destacou Oreni, acrescentando que o documento também será encaminhado para a UGP-COPA como atestado de realização de ações de segurança voltadas ao Mundial.

Aumento de efetivo e qualificação – Além da preocupação em fornecer segurança ao visitante brasileiro e estrangeiro, o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital, adiantou que está previsto o aumento de efetivo policial tanto para a corporação que atua no policiamento comunitário dos bairros da capital quanto para a Polícia do Turista (Politur). O aumento do efetivo também atende uma recomendação da FIFA.  “O governador Omar Aziz não mede esforços quando o assunto é melhorar a segurança pública no Amazonas, por isso nós estamos investindo em tecnologia, recursos humanos e, principalmente, qualificação”, frisou.

No ano passado, o Governo do Estado realizou vários simulados operacionais para treinamento do efetivo da área de segurança, conforme planejamento da SSP-AM e UGP-Copa, além de atender exigência da FIFA. As ações envolveram boa parte do efetivo da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Detran-AM, além de servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e órgãos municipais.

No Seminário realizado pela Amazonastur, as estratégias de segurança são apresentadas em palestras e discutidas em debates que envolvem representantes da cúpula da Segurança Pública do Estado, Polícia Federal, Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE) e Prefeitura de Manaus. Há ainda a troca de experiências com especialistas em grandes eventos de países como Espanha, Israel e Estados, além de representantes do governo de São Paulo e Paraná.

 

FOTO: ROBERTO CARLOS / AGECOM

Leave a comment