Hospital de Guarnição de Tabatinga realiza solenidade em comemoração ao Dia do Exército

admin

  Transcorrido no dia 19 de abril, o Dia do Exército marca a primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648, quando brasileiros de todas as raças se uniram pela soberania de nosso território.

Os integrantes do Hospital de Guarnição de Tabatinga, sob a direção do Sr Ten Cel JOSÉ PIRES DE CARVALHO SOBRINHO SEGUNDO, participaram da solenidade militar em comemoração ao Dia do Exército, ocorrida às 07h30, no pátio de formaturas do HGuT.

Estiveram presentes o 1° Ten QOE Com Fábio Barbosa Laureano Luiz, comandante do Destacamento da Aeronáutica em Tabatinga, o 1° Ten José Carlos Avellar, delegado do Serviço Militar em Tabatinga, e a banda de música do CFSOL / 8º Bis.

Mensagem do Comandante do Exército
Neste 19 de abril, como acontece a cada ano, celebramos com amor patriótico o Dia do Exército.
Não reverenciamos pessoas, mas uma Instituição que se forjou junto com a Nação brasileira, nas lutas pela liberdade de seu povo, na definição de suas fronteiras, na manutenção de sua unidade, na consolidação de sua independência e na proclamação de sua república.
Tudo começou em 1648, em Guararapes, “onde o Brasil aprendeu a liberdade”. Como diz o compositor e cantor Martinho da Vila: “Aprendeu-se a liberdade/ Combatendo em Guararapes/ Entre flechas e tacapes/ Facas, fuzis e canhões/ Brasileiros irmanados/ Sem senhores, sem senzalas/ …”.
Naquelas lutas para expulsar o invasor, pela primeira vez, a palavra Pátria foi usada para referir-se ao Brasil. Índios, negros, brancos e mestiços se uniram de forma definitiva para construir o primeiro empreendimento genuinamente nacional. Tem-se assim o primeiro registro da fraternidade racial e cultural, que se afirmou ao longo da formação da nossa  nacionalidade, constituindo-se em amálgama indestrutível que fez e faz “o brasil ser BRASIL”.
Esse passado de lutas e glórias nos pertence. É herança de todos nós. A unidade da Pátria, seus valores, sonhos e esperanças, gestados em Guararapes, têm sido preservados por todos nós brasileiros – com ou sem fardas. Dessa certeza, brota a permanente motivação para se lutar por um Brasil cada vez melhor, para nossos filhos e para os filhos dos nossos filhos – gerações a fora.
Para isso, o Exército investe na sua operacionalidade e no seu profissionalismo, revelados no cumprimento de todas as missões que recebe e nas virtudes militares que pratica, tornando-se credor de confiança e respeito.

Para isso, o Exército adestra-se, atento à defesa da Pátria – sua missão mais nobre –, mantendo-se em permanente estado de prontidão para dissuadir intenções hostis e preservarsua soberania.
Para isso, o Exército transforma-se – novos materiais, nova doutrina, novas capacidades –, ganha maior estatura dissuasória, prepara-se para atuar em ambiente de elevado grau deincerteza, interconectado, cibernético e pejado de ameaças dinâmicas e imprevisíveis. Nessa empreitada, temos contado com o apoio atento dos Poderes da República, com destaque especial para a Senhora Presidenta, Comandante Suprema das Forças Armadas, e o Senhor Ministro da Defesa.
Irmãos brasileiros, este é o seu Exército! Completamos, no dia de hoje, 365 anos de existência, evoluindo como um corpo vivo, adaptando-nos às circunstâncias de cada
conjuntura, sempre identificado com os propósitos da Nação brasileira, atento às suas aflições, envolvido com seus anseios e comprometido com sua índole pacífica e democrática.
Soldados do Exército brasileiro – da ativa e da reserva, de todos os quadrantes do nosso território e em missão no exterior –, comemoremos com entusiasmo o aniversário do Exército, sob o olhar vigilante do nosso Patrono, o Pacificador Duque de Caxias! E sigamos unidos, fortes e confiantes, com o mesmo destemor dos heróis de Guararapes, prontos a travar todas as batalhas necessárias para contribuir com a construção do progresso, com a manutenção da ordem e com a preservação da paz desta grande Nação, a quem servimos.

General de Exército ENZO MARTINS PERI

Comandante do Exército

Veajm as fotos:

Leave a comment