Semana Nacional de C&T: Circuito da Ciência aborda saúde como tema principal das oficinas

admin

Semana Nacional de C&T: Circuito da Ciência aborda saúde como tema principal das oficinas

Com o tema “Ciência, Saúde e Esporte”, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Inpa ganhou edição especial do projeto Circuito Ciência

Por Raiza Lucena

Foto Circuito da Ciencia - Cred. Juan Mattheus(1)A edição especial do Circuito da Ciência, que ocorreu neste sábado (19), recebeu oito escolas públicas, que puderam absorver o conhecimento passado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). Seguindo o tema da Semana, “Ciência, Saúde e Esporte”, um tópico predominante abordado pelos expositores foi a saúde.

Acadêmicos do curso de fisioterapia da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) explicaram para os estudantes a importância de manter uma postura correta e como isso pode afetar nossa qualidade de vida. Adotando uma postura correta como no modo de sentar, carregar mochila e outras afazeres do dia-a-dia foram algumas das instruções passada.

A saúde bucal também foi abordada pela estudante de odontologia, Andréa Logato, da Universidade Nilton Lins, que vê retorno por meio da exposição no Circuito. “Através de uma boa higienização, você previne as doenças bucais e de todo o organismo e com esse projeto orientamos as crianças como usar o creme dental correto, a fazer uma boa higienização, a visitar um dentista. Eles são muitos receptivos e participativos. Estamos tendo uma resposta muito boa com esse projeto”, ressalta.

Valdeilson Oliveira, aluno da Escola Municipal Anastácio Assunção, explicou o que aprendeu sobre o assunto. “Temos que escovar os dentes três vezes ao dia, passar o fio dental e usar enxaguante bucal, para não nos contaminar com a cárie e isso é muito importante para não prejudicar a nossa saúde bucal”, relata.

O coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato, enfatizou o sucesso da edição e a colaboração da equipe do Inpa. “Acima de qualquer expectativa, essa superou. Além das quatro escolas já programadas, mais quatro vieram para esta edição. Estamos com aproximadamente 600 crianças, fora os visitantes regulares. Destaco o envolvimento de pesquisadores, bolsistas, estagiários, técnicos, que hoje estão voluntariamente aqui, engradecendo o Inpa e repassando seu conhecimento para essas crianças. O Bosque hoje está muito alegre e isso é o retorno da popularização da ciência”, afirma.

O evento também contou com exposições como Malária e Dengue, Leishmaniose, Invertebrados Terrestres Vivos, Abelhas das Orquídeas, Insetos Aquáticos, Jogos Educativos/Lapsea, Herbário e Carpoteca (local onde se guardam frutos), A Floresta em uma Biblioteca, Recursos Hídricos, Clube de Ciências (Ufam), Planetário e Sala de Ciências (SESC).

Também houve outras atividades demonstrativas como Gestão de Resíduos (Moto Honda), Exposição de Produtos Reaproveitáveis e Jogos Ambientais (Semmas), Coleta Seletiva (Semulsp), Manaus Ambiental, Despertando a Consciência (Uninorte), Pirogravuras em papel reciclado, atividades ambientais (Câmara Nipo), Grupo de Escoteiro Amazonas, Programa Ciência na Escola (PCE) – projeto Socialização de Saberes: fusão e difusão da cultura africana no Brasil da Escola Municipal Deputado Ulisses Guimarães.

Inpa de Portas Abertas

Na SNCT, que vai até o dia 24 de Outubro, aniversário da cidade de Manaus (AM), o Inpa abre as portas para receber a sociedade e trocar conhecimentos sobre pesquisas desenvolvidas pelo Instituto. Além das visitas aos laboratórios e exposições, o Instituto oferecerá oficinas e minicursos para o público e receberá estudantes de escolas de Manaus (AM) e áreas rurais próximo da capital em seus laboratórios, no intuito de incentivar e popularizar a ciência. Serão criados roteiros alternativos para atender toda a comunidade e utilizar o espaço do Instituto, envolvendo os três campi.

Atividades esportivas

Pedalada científica, desafios de caminhada em trilhas e prova de orientação de selva serão algumas das atividades realizadas pelo Inpa durante a 10ª edição da SNCT. A ideia é estimular e promover atividades de divulgação e difusão de conhecimento científicos e tecnológicos, unindo-os as atividades físicas e esportivas. 

“As atividades da SNCT são uma oportunidade para mostramos a importância de preservação de áreas como a Reserva Adolpho Ducke. Está tendo a discussão do Plano Diretor sobre o crescimento de Manaus e a Reserva Ducke está dentro dessa área de expansão. Então nós temos planos de que ela não seja perturbada e planos para que haja corredores para o fluxo genético (animais que se deslocam, por exemplo, até o Puraquequara). Há uma necessidade de pensar em estratégias enquanto temos chance de ter uma floresta primária muito próxima da cidade. Temos que ter um olhar muito positivo e responsável em relação a proteção da área”, afirma o coordenador de extensão do Inpa, Carlos Bueno.

O Circuito

O Circuito da Ciência existe há 14 anos e nesse período mais de 180 escolas da rede pública de ensino, englobando cerca de 50 mil pessoas entre crianças, jovens e adultos, conheceram o espaço físico e as produções científicas do Inpa, desenvolvidas com o caráter sociocientífico e cultural.

Foto da chamada: Juan Mattheus

 

Leave a comment