Ipaam envia técnico para avaliar lixão peruano que ameaça Benjamin

admin

Benjamin Constant (AM) — O fiscal do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) Francielio Araújo Oliveira inspecionou neste sábado (08/02) o lixão da cidade peruana de Islândia, cuja toneladas de lixo doméstico e hospitalar está depositado no Igapó e pode se transformar no maior desastre ambiental do Alto Solimões. Ele foi designado pelo presidente do órgão Antônio Stroski após entrar em contato com a prefeita de Benjamin Constant (a 1.116 quilômetros de Manaus, região do Alto Solimões), Iracema Maia. Francielio foi avaliar a extensão do desastre ambiental e impactos que o lixão localizado a poucos metros da fronteira com o Brasil na cidade de Benjamin Constant pode causar ao meio ambiente.Ipaam-lixao-2

O fiscal esteve em companhia do subsecretário municipal do Meio Ambiente em Tabatinga e do vereador da Câmara Municipal de Benjamin Constant, Ares Cabral (PMDB). O vereador denunciou em rede social o descaso no descarte do lixo produzido pelos moradores de Islândia, pequena cidade localizada na ilha homônima.

Francielio ficou alarmado ao se deparar com o lixão que ocupa mais de dois mil metros quadrados do igapó onde o lixo é jogado. Além do lixo produzido pelos moradores, o fiscal que é químico, constatou o destarte de lixo hospitalar como bolsa de sangue, soros, medicamentos e outros materiais médico hospitalar.

Ele reconheceu a gravidade do problema e a complexidade, uma vez que o assunto é de responsabilidade das autoridades de órgãos federais, por se tratar de um lixão em outro país.

“Benjamin Constant pode sofrer consequências de poluição hídrica e de patologias como hepatite, cólera e outras mais. Por tratar-se de área de fronteira vamos levar ao conhecimento do presidente para que ele possa entrar em contato com as autoridades do Brasil e do Peru para que tomem uma decisão para evitar esse descarte de resíduo sólido”, afirmou o fiscal.

Na sexta-feira, o secretário municipal de Saúde de Benjamin Constant, Braz Santos e o vereador Ares Cabral estiveram reunidos com representantes da Prefeitura de Islândia, para iniciar conversações para a busca de uma solução. O prefeito de Islândia Fernando Villafani estava ausente do município, com quem o vereador e Secretário querem agendar uma reunião para debater o problema.

Identificação das fotos:

Ipaam lixão 1: Fiscal do Ipaam Francielio Araujo Oliveira inspeciona lixão na ilha de Islândia, Peru, localizada a poucos metros da fronteira do Brasil que pode ser tornar o maior desastre ambiental no Alto Solimões.

Ipaam lixão 2: Comerciante e vereador Ares Cabral autor da denúncia do lixão na fronteira

Ipaam lixão 3: Vista do lixão no igapó na Ilha de Islândia, no Peru, ao lado do município de Benjamin Constant, na região do Alto Solimões.

Fonte: Eduardo Gomes

Leave a comment